Que vitória de Wout van Aert! O belga conquistou com brilhantismo a 9ª etapa do Giro entre Gubbio e Siena este domingo, que trilhou alguns setores de terra batida da clássica Strade Bianche, as famosas estradas brancas.  

PUB
Orbea Genius Dealers

O belga da Visma Lease a Bike impôs-se ao mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates-XRG) ao sprint da final, num mano a mano empolgante nos últimos quilómetros e ainda mais na célebre Via Santa Catarina, em Siena. 

Giulio Ciccone (Lidl-Trek) terminou em terceiro, a 58 segundos dos dois líderes, à frente de um grupo de candidatos à geral, mas foi Del Toro quem mais lucrou com o 2º lugar, conquistando a camisola rosa de líder da classificação geral a Diego Ulissi (XDS Astana), muito atrasado. 

Criticado nos últimos meses, mas também esta semana depois de um início modesto no Giro, Van Aert respondeu da melhor forma e regressou em grande às vitórias, a primeira vitória da temporada. 

E não conteve a satisfação no final: “Vencer hoje, depois de longo tempo, é muito bom. Obviamente, esta vitória significa muito para mim. O Isaac [del Toro] fez uma corrida excecional [o belga foi cumprimentar o jovem mexicano, pedindo-lhe até descilpa por ter sido tão calculista nos últimos quilómetros, em que não saiu da roda do adversário].” 

“Senti-me mal por não poder colaborar com ele, mas é um concorrente direto do meu colega de equipa Simon Yates, por isso tive de deixar-lhe todo o trabalho. Mesmo assim, tive de me esforçar bastante nesta chegada duríssima em Siena. Como conheço bem o final, consegui posicionar-me bem nas últimas curvas e acelerar no momento certo”, contou Van Aert. 

“Tinha ácido láctico por todo o corpo e não fiz última curva muito bem, quase bati nas barreiras. Mas tinha de assumir a liderança nesse momento, muito perto da linha de chegada. Sei isto graças às minhas participações na Strade Bianche”, afirmou. 

PUB
Titan Almeria 2025

“Não consigo explicar mais nada. Estava escrito que tinha de ganhar aqui. Foi aqui que a minha carreira na estrada começou realmente em 2018, e ganhar hoje, depois deste período difícil, é muito bom”, conclui o belga. 

Classificações

Crédito da imagem: https://x.com/vismaleaseabike/status/1924142119914004972/photo/1

Também vais gostar destes!