O neerlandês Daan Hoole (Lidl-Trek) conseguiu apenas a segunda vitória profissional na estrada ao impor-se no contrarrelógio da 10.ª etapa da Volta a Itália, em que a chuva afetou a luta dos homens da geral.

PUB
Titan Almeria 2025

Hoole, de 26 anos, cumpriu os 28,6 quilómetros entre Lucca e Pisa em 32.30 minutos, batendo dois britânicos pela vitória, com Joshua Tarling (INEOS) em segundo, a sete segundos, e Ethan Hayter (Soudal-QuickStep) em terceiro, a 10.

Nas contas da geral, o jovem mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates) manteve a camisola rosa mas perdeu tempo para os favoritos à vitória final, a começar pelo seu companheiro de equipa espanhol Juan Ayuso, agora a 25 segundos, com o italiano Antonio Tiberi (Bahrain-Victorious) em terceiro, a 1.01 minutos.

“É incrível, não acredito, e estou muito feliz. Quero agradecer a tanta gente… os favoritos correram à chuva, o que mudou muito as coisas, mas fico feliz por ter vencido Tarling de forma justa”, declarou Hoole após a vitória.

PUB
Titan Almeria 2025

Decidida a luta pela vitória, a chegada da chuva afetou os favoritos à geral, que partiram em último, obrigando a cautelas para evitar quedas e a ritmos mais baixos.

Dentro destes, o mais rápido foi o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), campeão em 2023 e agora quinto, tendo ganho tempo a todos os outros – a Ayuso, conquistou 19 segundos, além de 1.07 minutos ao camisola rosa.

‘Rogla’ fez tudo isto mesmo tendo caído no reconhecimento do percurso, e foi recompensado com a subida de cinco postos na geral, ficando agora a 1.18 da ‘maglia rosa’, em que Del Toro se vai segurando apesar das ‘ameaças’ do líder declarado da sua equipa.

Único português em prova, Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious) foi 150.º classificado, a mais de quatro minutos, e caiu para o 96.º posto da geral individual.

PUB
Specialized Epic 8

Na quarta-feira, a 11.ª etapa liga Viareggio a Castelnovo ne’Monti, em 186 quilómetros com uma contagem de montanha de primeira categoria a meio da tirada e duas outras de segunda categoria até final.

Classificações

Crédito da imagem: Giro d’Italia Twitter

Também vais gostar destes!