Demi Vollering deu um grande passo para ganhar a Volta a França Feminina, ao vencer isolada a sétima e penúltima etapa com meta no mítico Col du Tourmalet.
A corredora neerlandesa da SD Worx conquistou a camisola amarela à sua companheira de equipa, a belga Lotte Kopecky, e distanciou-se definitivamente das suas principais adversárias na cassificação geral, incluindo a favorita e vencedora da edição de 2022, Annemiek van Vleuten (Movistar).
POV: you attend 🇳🇱 @demivollering's stage victory from the directors car.
POV : assister à la victoire de 🇳🇱 @demivollering depuis la voiture rouge.#TDFF2023 #WatchTheFemmes @GoZwift pic.twitter.com/sifHWxA2nu
— Le Tour de France Femmes avec Zwift (@LeTourFemmes) July 29, 2023
Vollering atacou a cinco quilómetros da chegada, cavando depois uma vantagem de quase dois minutos sobre a segunda classificada, a polaca Katarzyna Niewiadoma. A neerlandesa Van Vleuten atrasou-se na fase final, terminando em terceiro.

Na classificação geral, Vollering tem uma vantagem de 1.50 minutos sobre Niewiadoma, antes da oitava e última etapa, hoje, um contrarrelógio de 22 quilómetros num traçado plano nas ruas de Pau.
Ainda mais longe está Van Vleuten, que segue no terceiro posto a mais de dois minutos e meio, enquanto a sul-africana Ashleigh Moolman-Pasio assumiu a quarta posição.
🎙️"I saw it a lot of times in my dreams of course, but to wear it now in real life feels really good 💛" – @demivollering 🇳🇱
The new @MaillotjauneLCL 💛@demivollering ⤵️#TDFF2023 #WatchTheFemmes @GoZwift pic.twitter.com/tEAxOGDlp3
— Le Tour de France Femmes avec Zwift (@LeTourFemmes) July 29, 2023
“Estava um pouco stressada esta manhã, mas toda a equipa me disse que conseguiria, pelo que mostrei esta temporada. É incrível ter a camisola amarela”, afirmou Demi Vollering, de 26 anos, após a sua 14.ª vitória esta temporada.
“Quando Annemiek [van Vleuten] acelerou no Col d’Aspin senti-me muito bem. Queria atacar rapidamente no Tourmalet, mas a equipa disse-me para esperar”, contou a líder da geral, que mantém cautelas para o contrarrelógio de hoje.
#TDFF2023 : La 7e étape pour Demi Vollering au sommet du Tourmalet et bien partie pour remporter le 2e Tour de France Femmes avec Zwiftpic.twitter.com/DbCKP7X8hU
A retrouver sur https://t.co/hItDtvxPXA / @CyclismActu / #CyclismActu#TourdeFrance #Vollering #Tourmalet #VanVleuten— Cyclism'Actu (@cyclismactu) July 29, 2023
“Vou dar tudo e tentar fazer um bom contrarrelógio. E, se tudo correr bem, tenho boas esperanças de manter a camisola amarela”, conclui Vollering, provável sucessora de Annemiek van Vleuten no palmarés das vencedoras do Tour.
A ressalvar que ainda antes do arranque para a considerada etapa rainha do Tour feminino já a luta pela geral tinha sofrido uma baixa de peso, com a italiana Elisa Longo Borghini, que era quarta da geral, a abandonar a prova devido a uma infeção de pele na coxa esquerda que requeria tratamento hospitalar, segundo a sua equipa, a Lidl-Trek.

Lê também:
Imagens: SD Worx Twitter




