A francesa Maeva Squiban venceu a 6ª etapa da Volta a França Feminina, entre Clermont-Ferrand e Ambert (123 km), a primeira em que as corredoras enfrentaram dificuldades montanhosas mais complicadas.

PUB
Equipamentos GSG

Atacando a 32 quilómetros da meta, a trepadora da equipa UAE ADQ resistiu à perseguição do grupo de favoritas, conquistando a sua maior vitória da carreira aos 23 anos. Atrás, as candidatas à camisola amarela neutralizaram-se, e a atual detentota do símbolo de liderança da geral, Kim Le Court Pienaar (AG Insurance-Soudal), ganhou quatro segundos de bonificação pelo terceiro lugar na etapa à concorrência (mais quatro conquistados no sprint intermédio).

A corrida definiu-se nos Col du Béal (10,2 km a 5,6%) e o Col du Chansert (6,3 km a 5,5%), o primeiro com início a mais de 50 quilómetros da chegada, ondee, à medida que o pelotão avançava a um ritmo constante, as fugitivas foram sendo alcançadas uma a uma.

PUB
Mondraker Arid Alloy

Após a anulação da fuga, Maeva Squiban partiu para o ataque no Col du Chansert, e no cume, a 30 quilómetros da meta, a francesa já tinha uma vantagem de 1 minuto sobre o grupo da camisola amarela, reduzida a cerca de trinta unidades, mas incluindo todas as favoritas.

Na descida, Squiban aumentou a vantagem antes da dificuldade final do dia (não categorizada: 4,6 km a 5,1%) e manteve-a na subida e nos derradeiros 8 km descendentes.

PUB

Atrás, graças a um ataque nos quilómetros finais, Juliette Labous (FDJ-SUEZ) ficará no 2º lugar, logo à frente do grupo de favoritas, comandado por Le Court Pienaar.

Classificações

Crédito da imagem: LeTour Femmes Twitter – https://x.com/LeTourFemmes/status/1950946710076654053/photo/1

Também vais gostar destes!