Ao terceiro dia, etapa para velocistas puras na Volta a França Feminina. Com a camisola amarela de Kim Le Court (AG Insurance-Soudal) presa numa igualdade de tempo com Marianne Vos (Visma) aguarda-se uma luta ao sprint em pelotão massivo no final de 163,5 km planos entre La Gacilly e Angers.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

As mulheres de coxas mais musculadas não perderam a primeira oportunidade, principalmente sob a batura da equipa SD Worx-Protime, cuja ultrafavorita, Lorena Wiebes, carregou a maior parte do peso da corrida ao longo do dia. O seu trabalho árduo valeu a pena, pois a campeã europeia venceu com facilidade, à frente da sua compatriota Marianne Vos e de Ally Wollaston (FDJ-SUEZ), conquistando a 15ª vitória da temporada. E mais importante, o seu quarto sucesso no Tour, um novo recorde desde o reinício da prova em 2022.

Vos conquistou a camisola amarela a Le Court devido à bonificação pelo segundo lugar na etapa.

PUB
Beeq E-Bikes

No entanto, tão grande destaque como a vitória de Wiebes e a amarela de Vos nesta etapa foi a aparatosa queda no pelotão, a 3,5 km da meta, envolvendo, entre as principais corredoras deste Tour, Demi Vollering (FDJ-SUEZ).

PUB
MMR Simun

A neerlandesa, favorita à vitória final, demorou muito tempo a retomar a corrida, e fê-lo acompanhada por duas colegas de equipa. Felizmente para ela, a ‘zona de proteção do sprint’ foi alargada para 5 km: apesar de ter cruzado a linha de meta mais de 6 minutos depois de Wiebes, será reclassificada no tempo do pelotão, assim como a maioria das ciclistas atrasadas por este incidente, que dividiu o pelotão em vários grupos. A extensão das lesões de Vollering, e se conseguirá continuar a corrida, será reavaliada na terça-feira de manhã…

Expectativa nesta 3ª etapa era saber se Marianne Vos conseguiria recuperar a camisola amarela de Kim Le Court, uma vez que as duas estavam empatadas em tempo na liderança da geral (e até mesmo em termos de posições acumuladas!). E com o seu 2º lugar, a consagrada neerlandesa recuperou facilmente a sua posição, com uma vantagem de 6 segundos sobre a mauriciana, graças aos bónus de tempo. Pauline Ferrand-Prévot mantém-se no 3º lugar da geral, a 12 segundos.

Classificações

Crédito da imagem: LeTour Femmes ASO – https://x.com/LeTourFemmes/status/1949860810538238369/photo/1

PUB
Mondraker Arid Alloy

Também vais gostar destes!