Tadej Pogacar está a uma etapa de vencer a quarta Volta a França e empatar com Chris Froome no historial da competição. Na véspera da chegada a Paris, após a 20ª etapa, ganha pelo velocista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)… isolado, o esloveno reconheceu a dificuldade excecional desta edição da Grande Boucle.

PUB
Cube Stereo ONE

“Acho que todos os anos as pessoas dizem que este é o Tour mais difícil que já fizemos, que é a corrida mais competitiva. Mas, sinceramente, este Tour foi de outro nível! Talvez tenhamos tido apenas um dia que foi um pouco mais fácil. Se olharmos para os dados de potência de todo o Tour, é realmente impressionante e muito desafiante. Ainda hoje, foi a todo o gás quase do início ao fim. Reconheço que é um dos Tours mais difíceis que já fiz. Foi bom porque estava em boa forma e as minhas pernas estavam fortes. Estou realmente ansioso pelo último dia”, declarou o camisola amarela.

Quando regressa a casa depois do Tour e descansa um pouco, quantos dias se passam até sentir vontade de voltar a pedalar?

“Este ano, não sei. Talvez volte a pedalar na segunda-feira. Ou quando chegar a casa, talvez pedale um pouco na terça-feira. Nunca se sabe. Se me sentir bem, dou uma volta rápida, paro para tomar um café e aproveito o verão em casa”.

Tem havido muitas perguntas sobre o doping nos últimos anos. Durante este Tour, houve um caso específico que envolveu o treinador esloveno David Rozman, da Ineos, que foi enviado para casa e investigado pela Agência Antidoping. O que pensa sobre este caso em geral e o quanto conhece David Rozman, uma vez que também é esloveno?

Não sei nada sobre este caso. Ouvi falar, nem li. Claro que nunca é agradável de ouvir, mas não o conheço muito bem. Trabalhou na Sky e depois na Ineos durante muito tempo, mas… não sei. Não conheço bem a situação, por isso não posso dizer muito.

Já decidiu se vai correr a Vuelta?

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Decidiremos dentro alguns dias, depois do Tour, quando tudo estiver mais calmo e as nossas mentes estiverem claras. Será difícil decidir, claro. Gostava de ir à Vuelta. Depois de correr o Tour todos os anos, gostava muito de correr a Vuelta um dia também. Então, veremos.

Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1949121348279611520/photo/1

Também vais gostar destes!