Se a Volta a França não estava já “arrumada”, está agora, a escassos dias do fim, pois Tadej Pogacar teve apenas de responder a dois curtos ataques de Jonas Vingegaard, um deles no último km, numa “estranha” e pouco corajosa forma de a Visma Lease a Bike encarar a 18ª etapa da Volta a França. E ainda fez 2º lugar num contraataque…

PUB
Nova Trek Top Fuel

O vencedor, esse, foi Ben O’Connor (Team Jayco Alula), com minutos de vantagem sobre um grupo perseguidor onde seguia o camisola amarela Pogacar, Vingegaard, Roglic, entre outros. Vitória da fuga que começou a 15 km do fim, a solo, merecida!

Eis os últimos cinco minutos da transmissão televisiva:

BRUTAL MOUNTAIN FINISH! 😰 | Men's Tour de France Stage 18 Final KM's | TNT Sports Cycling

A etapa de hoje era mais uma das que decidem vencedores… Considerada por muitos a etapa rainha desta edição da Volta a França, a tirada entre Vif e Courchevel Col de la Loze, com 171 km (5.450 D+), era garantia quase certa de pelo menos três horas de pura montanha nos Alpes.

Ou seja, mais uma etapa para Jonas Vingegaard e restantes elementos da Visma Lease a Bike serem competentes: fazerem o que lhes compete, atacar forte e tentar reduzir a vantagem larga que leva Tadej Pogacar (UAE Emirates-XRG) na classificação geral.

Assim aconteceu, efetivamente, quando restavam cerca de 75 km para o final da etapa. E esse endurecimento de corrida, ousada por parte da Visma por começarem esse processo tão cedo, fez com que Pogacar ficasse sozinho nesse momento… Cedo na corrida.

PUB
Nova Trek Top Fuel

E foi então que Vingegaard fez o seu trabalho: atacou, sozinho, a 71 km da meta. Florian Lipowitz (Red Bull – BORA – hansgrohe), 3º na geral, cedeu. O único que acompanhou o líder da Visma foi realmente Pogacar, mas a incursão foi curta, logo estes dois foram apanhados pelos demais que estavam na frente da corrida.

Mais tarde, Lipowitz recuperou e teve inclusive a coragem de procurar mesmo a frente a 30 km do fim. Era a Visma a deixar fugir o 3º da geral, que chegou a ter mais de dois minutos ainda antes de começarem as subidas mais exigentes e decisivas. Não durou, esta iniciativa.

A 10 km do final, Ben O’Connor levava meio minuto fugido na frente, perseguido por Rubio, a minuto e meio dele, e só depois, a mais de 3 minutos, seguia o grupo do camisola amarela Pogacar, composto por Vingegaard, Lipowitz, Oscar Onley, Felix Gall e Primoz Roglic, que está a fazer uma bela Volta a França, também.

Cerca de 5 km depois, reviravolta para Lipowitz, que cede e deixa ir o seu colega Primoz Roglic na companhia dos restantes elementos do grupo perseguidor a Rubio e O’Connor.

Mais à frente, no último km, Pogi abandona Vingegaard rumo a à 2ª posição, pois supera Rubio e chega com 01m45s de diferença para o vencedor da etapa, e ganhando mais nove segundinhos na geral sobre o homem da Visma, que hoje fecha em 3º lugar.

PUB
Fox Podium

Eis os resultados de hoje e a classificação geral no momento:

Mais info e classificações:


Crédito da imagem: Website Tour de France / A.S.O.

PUB
Garmin

Também vais gostar destes!