Jonas Vingegaard está empenhado em derrotar Tadej Pogacar e reconquistar a Volta a França. O dinamarquês tem dito que está “mais forte do que nunca” e tem “uma equipa de sonho” para destronar o seu rival esloveno, mas a direção da Visma-Lease a Bike preocupa Trine Hansen, mulher e agente do corredor nórdico.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Em entrevista ao órgão de comunicação dinamarquês Politiken, Trine Hansen teceu duras críticas à equipa neerlandesa, afirma que esta poderá ter “queimado totalmente” Jonas Vingegaard devido à acumulação de estágios e as longas ausências de casa.

Trine Hansen falou ainda sobre a preparação de Jonas Vingegaard para esta Volta a França: “Temo que a equipa tenha queimado o Jonas com todos os treinos em altitude, longe da Dinamarca. O meu marido é alguém que precisa de paz e tranquilidade. Precisa de recarregar baterias para ter um bom desempenho. Não é como os outros ciclistas.”

A dinamarquesa criticou ainda as escolhas da Visma para a equipa, referindo-se, em meias plavras, a presença da Wout van Aert neste Tour: “Espero que Jonas tenha o total apoio da equipa durante três semanas e que não haja outros objectivos. Temos de nos concentrar na vitória à geral e nada mais, como a UAE Emirates está a fazer com Pogacar. É super importante. Se apostar em vitórias em etapas para outros ciclistas, não pode ser do interesse de Jonas.”

Niermann  responde…

As críticas da mulher e agente de Vingegaard foram rebatidas pelo diretor da Visma, Grischa Niermann, que defendeu as suas escolhas: “Temos uma ótima relação com o Jonas em relação ao planeamento e treino da época. Para mim, estas coisas são exageros e não estou preocupado com elas”, explicou o diretor desportivo.

“Trine e Jonas sabem que vencer a maior corrida do mundo exige sacrifícios. Quanto a Wout, é uma ajuda preciosa para Jonas, mas também um grande campeão. Para dar o seu melhor, ele precisa de uma certa liberdade. O Giro, onde pôde fazer a sua parte, mas onde foi decisivo para ajudar Simon Yates a conquistar a camisola rosa, é a melhor prova disso”, argumentou o responsável.

PUB
MMR Simun

Também Jonas Vingegaard se referiu às declarações da sua mulher, mas foi diplomático… “Não li o artigo, por isso não tenho 100% de certeza do que está a ser dito. Não leio os media quando estou a competir, por isso é difícil para mim comentar. Claro que há muitos estágios durante o ano, por isso é inevitavelmente difícil para a vida familiar, mas continuo a pedalar e ainda não tive um burnout”, concluiu Jonas Vingegaard.

O suficiente para pôr fim a esta incipiente controvérsia nas abelhas?

Crédito da imagem: Visma Lease a Bike Twitter – https://x.com/vismaleaseabike/status/1942196408825561263/photo/2

Também vais gostar destes!