Jonas Vingegaard esteve em conferência de imprensa na manhã desta segunda-feira para fazer o balanço a sua primeira semana na Volta a França, concluída na terceira posição da classificação geral, atrás de Tadej Pogacar (UAE Emirates) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), e lançar o que resta da competição.

PUB
Orbea Genius Dealers

Poucas horas depois de uma 9ª etapa em que voltou a correr na defensiva, o dinamarquês foi instado a comentar as declarações de Pogacar e de Evenepoel, em crítica à atitude do vencedor das duas últimas edições da Grande Boucle.

“Se eu tivesse colaborado na fuga e ficado só com eles [Pogacar e Vingegaard] quando faltavam ainda 70 quilómetros na etapa e mais tarde ficasse para trás, isolado, o que aconteceu a determinada altura, o meu Tour poderia ter acabado”, começou por referir Jonas Vingegaard.

PUB
Nova Mondraker Dune

«Portanto, não é um problema de ter ou não ter tomates, mas apenas de inteligência de corrida”, afirmou o líder da Visma-Lease a Bike, em resposta à expressão utilizada por Remco Evenepoel na noite de domingo (“às vezes é preciso ter tomates para correr e Vingegaard não os teve hoje [durante a etapa])”, disparou o belga.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

“Só não queríamos perder tempo e conseguimos fazê-lo. Talvez algumas pessoas não entendam as nossas táticas, mas isso é um problema delas”, acrescentou Vingegaard.

O corredor nórdico referiu-se também à sua condição física, que considera estar a melhorar a cada dia. “Sinto-me muito bem e sinto que estou a progredir. Estou num nível muito superior ao que esperava com apenas um mês e meio de preparação, e espero progredir ainda mais […] Agora não sabemos como vou reagir durante a terceira semana, é uma verdadeira incógnita. Vamos levar isto dia após dia. De qualquer forma, tenho confiança no nosso plano, como tive confiança no plano do ano passado”,

Vingegaard prefere não se focar apenas em Tadej Pogacar. “Ele não é o único adversário, todo os do top-10 devem ser tidos em conta”, conclui o natural de Hillerslev.


Créditos da imagem: Visma-Lease a Bike Twitter – https://x.com/vismaleaseabike/status/1809969144797831467/photo/1

Também vais gostar destes!