O oitavo dia de competição da 111ª edição da Volta a França previa-se ao estilo as clássicas da primavera mas, as previsões falharam, e o espetáculo ficou para a discussão em cima da linha de meta.

PUB
Prototype

Foram 176 kms percorridos com a companhia do vento e da chuva entre Semur-en-Auxois e  Colombey-les-Deux-Églises, num traçado “plano” mas com alguns topos importantes. No entanto, a situação de corrida irreverente e super atacada não aconteceu, e, invés disso, tivemos um trio, que pouco depois se tornou num único elemento na frente da corrida.

Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) esteve uma vez mais na ordem do dia. esteve presente no movimento de fuga inicial com os dois ciclistas da EF Education Easy-Post, Stefan Bissegger e Neilson Powless.
No pelotão atacavam Alberto Bettiol e Ben Healy, ambos companheiros de Bissegger e Powless que já rodavam na frente. A tentativa da EF Education não passou da “tentativa”, e na frente mantivera-se o trio inicial.

Contudo, e de forma bsastante imprevisível, Jonas Abrahamsen deixa para trás os seus companheiros de fuga e segue a solo, uma movimentação que o fez rolar sozinho durante praticamente toda a etapa. Pelo caminho foi arrecadando pontos atrás de pontos para a montanha.

Por outro lado, Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) volta a reforçar a ambição da camisola dos pontos, ao passar em segundo na meta volante.

A 35 kms do fim e com a previsão de mau tempo na chegada à meta, a organização do pelotão muda, e a guerra pelo posicionamento começa a notar-se. Jonas segue nesta altura com 2m30s de vantagem sobre o grupo do camisola amarela.

PUB
Prototype

A fuga termina a 16 kms da meta e a aproximação à meta é veloz,  embora o último km apresenta-se cerva de 5% de inclinação… O comboio da Intermarché-Wanty fazia o seu trabalho mas, a primeira movimentação parte de Jasper Philipsen que apesar do bom sprint, não se conseguiu manter a frente de Biniam. Arnaud de Lie (Lotto Dsnty) fecha o pódio da etapa.

Na classificação geral as contas mantém-se inalteradas e Tadej Pogacar (UAE Emirates) mantém-se de amarelo.

Mais info:


Crédito imagem:

Também vais gostar destes!