A 5ª etapa da 111ª edição da Volta a França fica na história para sempre: Mark Cavendish (Astana-Qazaqstan) vence ao sprint e bate o recorde de Eddy Merckx de 35 vitórias de tapa no Tour!

PUB
Nova Mondraker Dune

Os 177 kms entre Saint-Jean-de-Maurienne e Saint Vulbas previam-se com uma chega ao sprint no final. A corrida foi animada por uma dupla fugitiva constituída por Clément Russo (Groupama-FDJ) e Mattéo Vercher (TotalEnergies), ciclistas que se mantiveram 110 kms na liderança da etapa.

No pelotão, o ambiente era calmo e sereno, permitindo à fuga alcançar mais de três minutos de vantagem sobre o grupo do camisola amarela. Contudo, este último foi vítima de alguns azares e “quase” azares, um dos quais a envolver o português Nelson Oliveira (Movistar Team) e não só…

Na fuga, Clément e Matteo ainda “roubaram” alguns pontos valiosos para a classificação da camisola verde. No pelotão foi Mads Pedersen (Lidl-Trek) quem conseguiu vencer e arrecadar 15 pontos.

PUB
Garmin

A fuga é alcançada a cerca de 40 kms do final da etapa. Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) leva os pontos da meta de montanha de Côte de Lhuis, num sprint não disputado.

Nos entretantos, são as equipas dos sprinters que tomam as rédeas do pelotão na aproximação feroz que se fez até Saint Vulbas, local onde a “magia” acabou por acontecer. O sprint fez-se de forma confusa, com muita gente à mistura, e entre toques e encontrões foi Mark Cavendish quem cruzou a linha de meta primeiro.

O ciclista britânico faz história ao bater o recorde que outrora pertencia a Eddy Merckx, e conta agora com 35 vitórias em etapa na Volta a França. Nota menos positiva para a queda de Pedersen, que mesmo nos últimos metros atinge as barreiras, com um outro ciclista a ter de lhe saltar por cima, literalmente.

Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) foi segundo e Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) terceiro. Na geral as contas mantém-se inalteradas com Tadej Pogacar (UAE Emirates) a ser líder por mais um dia.

Classificação geral após a 5ª Etapa

Mais info:


Créditos das imagens: Tour de France website / press

Também vais gostar destes!