A 5ª etapa da 111ª edição da Volta a França fica na história para sempre: Mark Cavendish (Astana-Qazaqstan) vence ao sprint e bate o recorde de Eddy Merckx de 35 vitórias de tapa no Tour!
Os 177 kms entre Saint-Jean-de-Maurienne e Saint Vulbas previam-se com uma chega ao sprint no final. A corrida foi animada por uma dupla fugitiva constituída por Clément Russo (Groupama-FDJ) e Mattéo Vercher (TotalEnergies), ciclistas que se mantiveram 110 kms na liderança da etapa.
🏁 121 km
2️⃣ 🚴♂️ < 4’20" < 🚴♂️🚴♂️🚴♂️🚴♂️🚗
The leading group have gained a confortable gap on the bunch.
Les deux hommes de tête ont désormais un écart confortable. #TDF2024 pic.twitter.com/GGqhNjUEiA
— Tour de France™ (@LeTour) July 3, 2024
No pelotão, o ambiente era calmo e sereno, permitindo à fuga alcançar mais de três minutos de vantagem sobre o grupo do camisola amarela. Contudo, este último foi vítima de alguns azares e “quase” azares, um dos quais a envolver o português Nelson Oliveira (Movistar Team) e não só…
💥 Crash in the peloton. It took down 🇵🇹 @Nelsoliveira89, 🇦🇹 @muehlberger_94, 🇪🇸 @PelloBilbao1990,🇧🇪@seb_grignard and others but everyone is up and back riding.
💥 Chute dans le peloton. 🇵🇹 @Nelsoliveira89, 🇦🇹 @muehlberger_94, 🇪🇸 @PelloBilbao1990 et 🇧🇪@seb_grignard sont tombés,… pic.twitter.com/Hz6Oo6OXDn
— Tour de France™ (@LeTour) July 3, 2024
Na fuga, Clément e Matteo ainda “roubaram” alguns pontos valiosos para a classificação da camisola verde. No pelotão foi Mads Pedersen (Lidl-Trek) quem conseguiu vencer e arrecadar 15 pontos.
💚 Intermediate sprint @wlcmagazine 💚
🇩🇰 @Mads__Pedersen – 15 pts
🇮🇪 @Sammmy_Be – 13 pts
🇪🇷 @GrmayeBiniam – 11 ptsGIrmay and Pedersen both lead the green jersey classification with 94 pts.
Girmay et Pedersen sont en tête du classment du maillot vert avec 94 pts.#TDF2024 pic.twitter.com/NwTuqvbADG
— Tour de France™ (@LeTour) July 3, 2024
A fuga é alcançada a cerca de 40 kms do final da etapa. Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) leva os pontos da meta de montanha de Côte de Lhuis, num sprint não disputado.
Nos entretantos, são as equipas dos sprinters que tomam as rédeas do pelotão na aproximação feroz que se fez até Saint Vulbas, local onde a “magia” acabou por acontecer. O sprint fez-se de forma confusa, com muita gente à mistura, e entre toques e encontrões foi Mark Cavendish quem cruzou a linha de meta primeiro.
O ciclista britânico faz história ao bater o recorde que outrora pertencia a Eddy Merckx, e conta agora com 35 vitórias em etapa na Volta a França. Nota menos positiva para a queda de Pedersen, que mesmo nos últimos metros atinge as barreiras, com um outro ciclista a ter de lhe saltar por cima, literalmente.
🏛️ A sprint for 𝐇𝐈𝐒𝐓𝐎𝐑𝐘#TDF2024 pic.twitter.com/jg731Qnt2G
— Tour de France™ (@LeTour) July 3, 2024
Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) foi segundo e Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) terceiro. Na geral as contas mantém-se inalteradas com Tadej Pogacar (UAE Emirates) a ser líder por mais um dia.
Classificação geral após a 5ª Etapa
Mais info:
Créditos das imagens: Tour de France website / press