Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) entrou na 111ª edição da Volta a França destinado a fazer história! O ciclista eritreu venceu hoje a terceira etapa no Tour e consolidou a liderança da camisola verde. Por outro lado, Pogacar foi ao chão, Roglic também e João Almeida ascendeu um lugar na geral..

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Aurillac foi o ponto de partida para a 12ª etapa da Volta a França em bicicleta, um dia com 203 kms para percorrer e que terminou ao sprint em Villeneuve-sur-lot.

A etapa começa lançada com várias tentativa de encetar a fuga do dia e, entre estas movimentação, o camisola amarela, Tadej Pogacar (UAE Emirates) sofre uma queda. O ciclista esloveno levantou-se e retomou a sua posição no pelotão sem grande preocupação. Valeu o susto!

PUB
Giant TCR 2024

PUB
Cube Stereo ONE

Percorridos cerca de 30 kms a fuga lá se orientou na frente da corrida e com a presença de quatro corredores. Entre eles, uma presença já habitual, Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), mas também Valentin Madouas e Quentin Pacher (Groupama-FDJ) e Anthony Turgis (Total Energies).

O quarteto fugitivo chegou mesmo a alcançar os 3m20s de vantagem sobre o pelotão, contudo, os interesses para que o dia terminasse ao sprint eram mais fortes que as pernas dos corajosos na frente. Jonas Abhamsen aproveitou ainda para somar mais alguns pontos para a montanha.

Nos quilómetros seguintes a fuga é apanhada e começa o reboliço da preparação para o sprint final. No trabalho de aproximação conseguimos ver uma Visma Lease-a-Bike muito empenhada na frente do pelotão, talvez à procura da vitória de Wout Van Aert.

Pouco depois, à saída de um rotunda, um ciclista da Astana embate no separador central e é projetada para a outra via da estrada. Por sorte, ou azar, Primoz Roglic não consegue evitar o contacto e sofre uma queda feia…

Na frente da corrida ninguém parecia esperar pelo ciclista da Red Bull, enquanto era visível que o mesmo não estava a conseguir acompanhar os seus colegas de equipa na tentativa de minimizar as perdas. No fim, Roglic cedeu 2m27s…

Na disputa do sprint final tivemos os homens mais rápidos todos em grande plano! Mas, Biniam Girmay veio de trás para a frente, escolheu a melhor trajetória, e venceu pela terceira vez na 111ª edição da Volta a França!

Top-10 após a 12ª Etapa

Wout Van Aert (Visma Lease-a-Bike) foi segundo e Arnaud Démare (Arkéa-B&B Hotels) terceiro. Na geral, Roglic cedeu posições e ocupa agora a sexta posição, e João Almeida (UAE Emirates) ascende ao quarto posto da geral.

Mais info:


Crédito imagem principal: Volta a França

Também vais gostar destes!