Matthew Brennan confirmou o estatuto de sprinter mais forte da Volta a Espanha ao conquistar esta quarta-feira a terceira vitória na prova na 11.ª etapa, uma ligação de 153,8 quilómetros que terminou em Lorca.

PUB
Segue o GoRide no Facebook!

O britânico da Visma-Lease a Bike, de 21 anos, impôs-se de forma clara no final, superando o francês Bryan Coquard (Cofidis), que foi segundo, e o belga Jordi Meeus (Red Bull-BORA-hansgrohe), terceiro classificado. O trabalho da equipa foi fundamental para o triunfo de Brennan, com Wout van Aert a lançar o companheiro para a vitória após uma curva apertada perto da meta.

“Tivemos a iniciativa hoje. Os rapazes pedalaram o máximo que podiam e estiveram sempre no sítio certo”, afirmou o vencedor da etapa, acrescentando: “É estrondoso estar numa equipa com grandes campeões, que já estiveram em pódios nas grandes Voltas e que já as ganharam. É uma oportunidade fabulosa estar aqui”.

Com este resultado, o estreante em grandes Voltas iguala o número de vitórias em etapas de Tadej Pogacar na Vuelta 2026, da qual o esloveno já desistiu, e também na edição de 2019.

PUB

A etapa ficou ainda marcada pelo abandono por doença do dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), campeão do mundo em 2019. Durante a corrida, uma fuga inicial de quatro ciclistas, composta por Domen Novak (UAE Emirates XRG), David de la Cruz (Pinarello Q36.5), Ethan Hayter (Soudal Quick-Step) e Sinhué Fernández (Burgos-Burpellet-BH), animou a jornada, mas o pelotão acabou por anular a escapada e controlar os acontecimentos até ao final.

Na classificação geral, não houve alterações nos lugares cimeiros. O espanhol Enric Mas (Movistar) continua a vestir a camisola vermelha, com uma vantagem de 1 minuto e 18 segundos sobre Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe) e 1 minuto e 39 segundos sobre Félix Gall (Decathlon). Quanto aos portugueses, João Almeida (UAE Emirates) ocupa o 121.º lugar, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) é 159.º.

A 12.ª etapa, a realizar-se na quinta-feira, promete trazer de volta a alta montanha. A ligação de 166,6 quilómetros entre Vera e Calar Alto, na Andaluzia, inclui duas contagens de primeira categoria que poderão provocar mudanças significativas na geral.