David Gaudu surpreendeu com a vitória na terceira etapa da Volta a Espanha. O francês da Groupama-FDJ aproveitou a última curva antes da meta em Ceres para ultrapassar Mads Pedersen, o grande favorito do dia, e garantir uma vitória que parecia destinada ao dinamarquês da Lidl-Trek.

PUB

Foram 134,6 quilómetros entre San Maurizio Canavese e Ceres, com Jonas Vingegaard logo atrás, em terceiro, a segurar por pouco a camisola vermelha.

Nas contas da geral, o bicampeão do Tour (2022-23) mantém-se no topo, mas agora empatado em tempo com Gaudu. Giulio Ciccone, colega de Pedersen na Lidl-Trek, caiu para terceiro, a oito segundos. João Almeida, discreto na chegada, terminou em 28.º e subiu para 11.º, a 16 segundos do líder.

O enredo da etapa foi marcado pelo domínio da Lidl-Trek, que trabalhou de início ao fim para proteger Ciccone e preparar o sprint de Pedersen. A equipa conseguiu endurecer a corrida, afastando vários sprinters e dificultando a reentrada de outros. Mas no momento decisivo, a aposta não rendeu: foi Gaudu quem leu melhor as curvas finais, atacando para surpreender o rival.

“De manhã, estava no autocarro a pensar que esta chegada seria mais para o Pedersen, mas o Stefan Kung disse-me que eu podia ganhar. (…) A equipa fez um trabalho muito bom, manteve-nos bem posicionados todo o dia. Estou muito feliz, muito orgulhoso, de vencer, por mim e pela equipa”, confessou o francês, que não vencia numa grande Volta desde 2019.

Com as mãos na cabeça, incrédulo com o desfecho, Gaudu assumiu que esta foi uma vitória conquistada no limite: “Naquela última curva, desconectei-me totalmente para passar todos os limites do meu corpo até à meta”.

No pelotão, notou-se a ‘ausência’ da UAE Emirates, com Almeida e Ayuso longe da frente no momento decisivo. Já a Visma-Lease a Bike teve um dia peculiar: depois de denunciar o roubo das suas bicicletas durante a noite, a equipa resolveu o problema apenas de manhã e viu Vingegaard salvar a liderança com um terceiro lugar que o mantém como referência na corrida.

PUB
Nova Trek Top Fuel

A etapa também ficou marcada pelo abandono de Axel Zingle, acrescentando mais dificuldades à gestão do dinamarquês.

Na terça-feira, a Volta a Espanha deixa Itália e regressa a França: a quarta etapa parte de Susa e termina em Voiron, após 206,7 quilómetros.

Classificações

Crédito da imagem: David Gaudu Twitter-  https://x.com/DavidGaudu/status/1960020584210788606/photo/1

PUB
Beeq E-Bikes

Também vais gostar destes!