O italiano Giulio Pelizzari (Red Bull-BORA-hansgrohe) conquistou esta terça-feira a sua primeira vitória profissional, ao triunfar isolado na 17.ª etapa da Volta a Espanha, concluída no alto de El Morredero, numa paisagem marcada pelas áreas ardidas dos recentes incêndios. 

PUB
Equipamentos GSG

O jovem de 21 anos atacou a 3,5 quilómetros da meta e cumpriu os 143,2 quilómetros desde O Barco de Valdeorras à frente do britânico Tom Pidcock (Q36.5), a 16 segundos, e do australiano Jai Hindley, seu colega de equipa, a 18. 

Na classificação geral, o camisola vermelha Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) ganhou dois segundos ao português João Almeida (UAE Emirates), que terminou a tirada no quinto lugar, logo atrás do dinamarquês. A diferença entre os dois está agora fixada em 50 segundos, com Pidcock a consolidar o terceiro lugar, a 2.28 minutos do líder. 

“É o melhor momento da minha curta carreira até aqui. Senti que podia ser o meu dia e tenho de agradecer à minha equipa. (…) A Vuelta ainda não acabou e estamos a lutar pelo pódio”, declarou Pelizzari, visivelmente emocionado, após alcançar a vitória mais importante da sua carreira. 

Almeida exposto mas resistente 

A subida final a El Morredero, com rampas que chegaram aos 18% de inclinação, expôs João Almeida, que perdeu todos os companheiros de equipa — primeiro Juan Ayuso, depois Felix Grossschartner e, por fim, Jay Vine. Isolado entre os principais favoritos, o português resistiu aos ataques sucessivos de rivais, impondo o seu próprio ritmo para não perder contacto. 

O ataque certeiro de Pelizzari, já dentro dos três quilómetros finais, não encontrou resposta no grupo dos favoritos. Vingegaard ainda acelerou na aproximação à meta, mas apenas conseguiu distanciar-se em dois segundos de Almeida, ambos sem acesso às bonificações. O dinamarquês foi quarto, o português quinto. 

PUB
Nova Trek Top Fuel e Top Fuel+

Corrida dentro da corrida 

A etapa ficou ainda marcada por manifestações pró-Palestina ao longo do percurso, com os corredores a deixarem claro que, perante qualquer interrupção séria, estariam dispostos a neutralizar a tirada. Em Madrid, para o final da prova, está já previsto um reforço policial de cerca de 1.500 agentes. 

Contrarrelógio decisivo 

Quinta-feira disputa-se a 18.ª etapa, um contrarrelógio individual de 27,2 quilómetros em Valladolid, visto como penúltima oportunidade de fazer diferenças antes da decisiva chegada à Bola del Mundo, no sábado. 

Na luta pela camisola vermelha, o duelo segue intenso entre Vingegaard e Almeida, separados por menos de um minuto. O português, natural de A-dos-Francos (Caldas da Rainha), continua a sonhar com o pódio em Madrid.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Classificações

Crédito da imagem: LaVuelta – Sprint Cycling –  https://x.com/lavuelta/status/1965800014787359153/photo/1

Também vais gostar destes!