A Volta a Espanha de 2023 deverá incluir pelo menos quatro importantes chegadas em alto, que prometem tornar a próxima edição da corrida espanhola verdadeiramente épica: Lagos de Covadonga, Angliru, uma nova grande subida, o Miserat, em Alicante, e o Tourmalet.

PUB
TrekFest 2024

A divulgação oficial do percurso da Vuelta está previsto para a noite de 10 de janeiro, em Barcelona, onde a corrida começará em 26 de agosto, a primeira vez desde 1962.

Arrancará com um contrarrelógio por equipas bastante técnico, que se repete, pela segunda edição consecutiva e o terceiro em cinco anos. Todavia, este terá apenas 14 quilómetros de extensão, claramente mais curto do que o de 2022, em Utrecht, Países Baixos, mas a colocação da meta em subida pode ajudar a torná-lo mais difícil, avança o diário desportivo espanhol As.

Também pela primeira vez, desde 1994, a Vuelta será corrida após o Campeonato Mundo, tornando-se uma grande oportunidade para o sucessor de Remco Evenepoel – ou ele próprio se a reconquistar – exibir a recém-adquirida camisola arco-íris.

A segunda etapa (primeira em linha) será ainda em Barcelona e arredores, com o Parque Montjuic como cenário, replicando a sempre espetacular tirada final da Volta à Catalunha.

Mais tarde, na mesma semana, a Vuelta seguirá para Andorra para a primeira de, pelo menos, oito chegadas em alto, embora não sendo provável que tenha especial dureza. Ao contrário da etapa do dia 1 de setembro, de Utiel, na província de Alicante, que reserva a ascensão inédita a um colosso: o Miserat. É uma subida de sete quilómetros com rampas a tocarem os 20%.

Espera-se que a rota da Vuelta siga para norte para uma longa incursão pelos Pirenéus franceses, para cruzar o mítico Tourmalet, e depois descer para as montanhas de Navarra, antes de seguir para o oeste em direção a Valladolid para o principal contrarrelógio individual, no início da terceira e última semana. Há rumores de uma jornada dupla com Lagos de Covadonga e a Angliru.

PUB
Riese & Müller Multitinker

A Vuelta deverá terminar em Madrid a 17 de setembro, um domingo.

Também vais querer ler…

As etapas da Volta a Itália de 2023 uma a uma

Fotografia: Twitter LaVuelta

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!