João Almeida dá início, esta quarta-feira, na Volta à Comunidade Valenciana, a mais um capítulo de uma caminhada pensada ao detalhe rumo ao grande objetivo da primeira metade da época: o Giro de Itália, que arranca a 8 de maio. A prova espanhola marca, tal como em 2025, o primeiro grande teste competitivo do ciclista português da UAE Emirates, que regressa a um cenário onde já foi feliz — e quase vencedor — depois de ter terminado em segundo lugar na última edição, apenas superado no penúltimo dia pelo colombiano Santiago Buitrago.
Foram semanas de trabalho silencioso, feitas entre o Algarve e Andorra, longe dos holofotes, mas não das dificuldades. Almeida treinou-se tentando escapar, sem grande sucesso, à intempérie que castigou o oeste do país, em particular a região das Caldas da Rainha, de onde é natural e onde vivem os pais, bem como ao frio intenso da sua base habitual em Andorra. Um esforço discreto, resiliente, à imagem do ciclista que se tornou numa das referências maiores do ciclismo português contemporâneo.

Na estrada valenciana, o desafio será exigente. Entre os principais adversários surge Remco Evenepoel, que chega mais rodado e embalado por um arranque de época perfeito no Challenge de Maiorca, já ao serviço da Red Bull-Bora-hansgrohe. O belga venceu três corridas consecutivas e contará com o apoio do italiano Giulio Pellizzari, sexto classificado na última Vuelta, prova em que João Almeida brilhou com o segundo lugar da geral, apenas atrás de Jonas Vingegaard.
🇪🇸 #VCV2026
The racing in Spain continues. This is our line-up for the Volta Comunitat Valenciana 2026 ⤵️ pic.twitter.com/vUewpiqKVw
— Red Bull – BORA – hansgrohe (@RBH_ProCycling) February 3, 2026
Do lado da UAE Emirates, João Almeida será acompanhado pelo norte-americano Brandon McNulty, o espanhol Marc Soler e o austríaco Felix Grosschartner, sendo que os dois últimos estiveram com o português na última edição da Vuelta. A equipa completa-se com o espanhol Adrià Pericas, o belga Florian Vermeersch e o alemão Moritz Mauss.
Ready to go racing at the @VueltaCV 🇪🇸
🇵🇹 @JooAlmeida98
🇦🇹 @gro_felix
🇺🇸 @BrandonMcNult
🇪🇸 @adriapericas
🇪🇸 @solermarc93
🇧🇪 @FlorianVermeers
🇩🇪 Moritz MaussLooking forward to it! 💪🏻 #VCV2026 #WeAreUAE pic.twitter.com/a4S3cb4DhO
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) February 3, 2026
A luta pela classificação geral promete ser intensa, com nomes como Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek), Cian Uijtdebroeks (Movistar), Damiano Caruso e Antonio Tiberi (Bahrain) a surgirem como sérios candidatos. Trepadores experientes e ambiciosos, prontos para explorar um percurso irregular, com subidas curtas, duras e decisivas.
Depois de uma primeira etapa favorável aos sprinters, a segunda jornada — um contrarrelógio de 16,8 quilómetros — deverá marcar o primeiro confronto direto entre João Almeida e Evenepoel, ainda que o belga parta como favorito. Será, no entanto, nas terceira e quarta etapas, com subidas explosivas, que o português poderá começar a escrever a sua história nesta edição, antes de um último dia novamente pensado para os velocistas.
Com quase um século de história, desde a primeira edição em 1929, a Volta à Comunidade Valenciana continua a ser uma das provas de etapas mais prestigiadas do início da temporada europeia. Para João Almeida, é mais do que uma corrida: é o primeiro passo firme de um caminho longo, exigente e sonhado, rumo a Itália — onde espera, mais uma vez, fazer história.
As etapas da Volta à Comunidade Valenciana 2026:
1.ª Etapa (4/2) – Segorbe-Torrelblanca (160 km)
2.ª Etapa (5/2) – Carlet-Alginet – CRI (16,8 km)

3.ª Etapa (6/2) – Orihuela-San Vicente de Raspeig (157,6 km)

4.ª Etapa (7/2) – La Nucía-Teuladia Moraira (172 km)

5.ª Etapa (8/2) – Betera-Valência (94,7 km)

Crédito da imagem: UAE Team Emirates/X; Red Bull-Bora/X; Gráficos – LaFlammeRouge.com




