Tadej Pogacar deu o seu primeiro recital do que se prevê que venha a ser uma tournée apoteótica do esloveno nesta Volta à Catalunha, tamanha é a sua superioridade face à concorrência e as várias etapas de montanhas que esta edição da corrida espanhola.

PUB
Specialized Levo

Esta terça-feira, a primeira, com chegada a mais de 2000 metros de altitude em Vallter 2000 (11,4 km a 7,4%, categoria especial), na jornada desde Mataró (186,5 km), palco de excelência para o líder da UAE Emirates conquistar a vitória, por 1.23 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, e ascender ao topo da classificação geral.

PUB
Specialized Levo

Depois de ótimo trabalho de João Almeida, verdadeiro gregário de luxo, durante os primeiros quilómetros da subida final, Pogacar lançou um ataque que lhe permitiu isolar-se e marcar definitivamente a diferença sobre os adversários.

Numa jornada percorrida sob chuva persistente, o esloveno, de 25 anos, atacou a cerca de seis quilómetros da meta.

O mais próximo foi Mikel Landa. O espanhol da Soudal Quick-Step bateu o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) pelo segundo lugar. A apenas 15 segundos deste duo, na posição seguinte, chegou… João Almeida! O português teve um magnífico desempenho nesta etapa, primeiro em apoio determinante a Pogacar e depois defendendo-se no resto da subida, mostrando que está em forma e ao nível dos melhores dos… ‘não-Pogacar’.

Almeida superou um grupo em que se inseria Lenny Martinez (Groupama-FDJ), quinto a 1.43 m do vencedor, Chris Harper (Jayco AlUla), a 1.44 m, Egan Bernal (INEOS Grenadiers) e Enric Mas (Movistar), a 1.47 e 1.49 m, respetivamente. O melhor Visma foi Sepp Kuss, que desapontou, na 12.ª a 2.03m.

Na geral, Pogacar lidera com 01.35 minutos de vantagem para Landa e 01.38 para Vlasov, com Almeida, que hoje pareceu em dificuldades antes de protagonizar uma das suas habituais recuperações, a ser também quarto, a 01.56.

Na quarta-feira, Pogacar inicia a defesa da camisola de líder nos 176,7 quilómetros entre Sant Joan de les Abadesses e Port Ainé. Mais uma jornada duríssima em que se antevê mais uma… ‘Pogachada’!

Classificações


Créditos da imagem: Volta a Catalunha Twitter – https://twitter.com/VoltaCatalunya/status/1770119390987419649/photo/1

Também vais gostar destes!