Utilizados em competição pelos corredores da Visma-Lease a Bike nos últimos meses, os sensores de respiração ‘transformacionais’ tinham sido suspensos pela UCI, e aguardavam por validação oficial – o que aconteceu no dia 4 de junho último.  

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A Tymewear, marca responsável desta inovação, partilhou com a Outside Magazine uma nota da UCI enviada à equipa neerlandesa: “Considerando que o sensor parece estar disponível comercialmente e que os dados que capta não parecem comprometer a integridade do desporto, a UCI decidiu autorizar a utilização do sensor em competições.” 

Estes sensores de respiração fornecerão à Visma novos dados alargados de treino e competição. Os corredores da equipa neerlandesa podem compreender melhor a dor física do que com os dados de potência e de frequência cardíaca.  

Mathieu Heijboer, diretor de desempenho da equipa de Jonas Vingegaard, explicou à revista britânica os reais benefícios desta tecnologia: “Medir a ventilação dos corredores no terreno, com a maior precisão possível até à data, dar-nos-á uma visão considerável de como o organismo gere os esforços durante a competição. Estes esforços não podem ser replicados em treino ou em laboratório. Isto ajudar-nos-á muito a otimizar o treino e a melhorar as nossas estratégias de corrida.” 

Embora ainda esteja em fase de aprendizagem e os dados recolhidos ainda não sejam totalmente utilizáveis, é muito provável que vejamos Jonas Vingegaard, Wout van Aert ou Simon Yates equipados com estes sensores durante o próximo Tour de França.  

Se os resultados forem conclusivos, não há dúvida de que esta inovação se espalhará rapidamente entre todas as equipas do pelotão profissional e constituirá um marco importante na tecnologia de desempenho após o medidor de frequência cardíaca e o de potência. 

Crédito da imagem: Visma Lease a Bike Twitter  – https://x.com/vismaleaseabike/status/1933163703806857507/photo/1

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