Embora seja um dos melhores corredores da sua geração, Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) nunca vestiu a camisola da seleção dinamarquesa na categoria Elite.

PUB
Cube Stereo ONE

De facto, o duas vezes vencedor do Tour nunca quis competir no Campeonato do Mundo, nos Jogos Olímpicos ou no Campeonato da Europa, apesar dos inúmeros apelos do selecionador do seu país. Mas isso pode mudar este ano, uma vez que Vingegaard está, alegadamente, interessado em competir no Campeonato do Mundo no Ruanda.

“Ainda não foi oficialmente selecionado, por isso não posso afirmar com certeza se estará no Campeonato do Mundo. Mas posso confirmar que Jonas quer jogar no Campeonato do Mundo”, disse o novo selecionador dinamarquês, Michael Morkov, à DR Sporten. “E dado o seu nível nos últimos anos, ele faria obviamente parte da seleção nacional”, acrescentou o antigo corredor.

Vingegaard nunca representou a Dinamarca antes, mas Morkov acredita que chegou a hora de o bicampeão da Volta a França vestir a camisola vermelha do seu país: “Correr pela seleção dinamarquesa é prestigiante. E agora, com um campeonato do mundo à sua altura, é natural que Jonas queira participar.”

“O percurso assenta-lhe bem”
O percurso dos Mundiais do Ruanda, favorável aos trepadores, representa sem dúvida uma das melhores oportunidades para Vingegaard ganhar a camisola arco-íris. E com uma geração dinamarquesa muito competitiva, Morkov está otimista:

“É muito positivo. Como selecionador nacional, um dos meus objetivos é tornar a seleção nacional atrativa e conseguir convocar os nossos melhores corredores. Estou obviamente muito feliz por Jonas, tal como Mattias Skjelmose, estar muito motivado para o Campeonato do Mundo no Ruanda este outono. Estamos a falar de dois dos melhores trepadores do mundo”, declarou o técnico.

“O percurso assenta-lhe bem: é bastante acidentado, com bastante acumulado. É claro que o Jonas se sente mais confortável em subidas longas, o que o percurso não oferece. Mas a corrida será realizada a cerca de 1.500 metros de altitude, e o Jonas provou que sabe gerir muito bem o esforço em altitude”, analisou Morkov. “É uma oportunidade muito boa para Jonas e Mattias”, concluiu.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Crédito da imagem: Jumbo Visma Twitter 

Também vais gostar destes!