A Unit 1 encontra-se a desenvolver um novo capacete com luzes integradas, deteção de acidentes e outros pormenores interessantes… Apesar do projeto ainda estar em fase de crowdfunding, o acessório promete “ser mais do que um qualquer capacete que protege a cabeça”, refere o fabricante norte-americano.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Este projeto está em campanha no Kickstarter, ou seja, está em fase de desenvolvimento e será produzido e entregue aos comprador apenas se a mesma for financiada. A marca conta já no seu currículo com três projetos bem sucedidos e mais de 1.3 milhões angariados entre eles. Agora, o Unit Aura 1 é o seu “maior projeto de sempre no segmento do ciclismo”.

O Aura Unit 1 não é só um capacete, a marca exibe um conjunto de elementos que se interligam com o acessório: o Aura Cycling System. E isto inclui luzes sincronizadas, um painel de controlo de mudança de direção e ainda uma app que controla o conjunto.

Unit 1 Aura

A marca considera o Aura um capacete híbrido e que integra na sua estrutura uma luz frontal e traseira de mais de 500 lúmens. A proteção é assegurada pelo já conhecido sistema MIPS, que promete absorver impactos diretos e rotacionais usando uma camada de baixa fricção que permite pequenos movimentos internos, possibilitando a absorção dos impactos.

PUB
TrekFest 2024

Possui ainda certificado para e-bikes, compactuando com as regras internacionais NTA8776, EN1078 e CPSC. Este elemento de segurança consegue ainda ligar ou enviar uma mensagem de SOS em caso de deteção de acidente.

O Aura é ainda bastante ventilado, com 16 entradas e saídas de ar, explica a marca, e mantém o peso nos 370 gramas. A fita de aperto é magnética.

Há diferentes configurações, que se adaptam tanto a um estilo mais urbano, com uma pequena “pala” à frente, ou ao ciclismo de estrada, por exemplo, com viseira integrada. Neste momento apenas estão disponíveis as seguintes cores:

PUB
Orbea Genius Dealers

App Aura

“Personalização, luzes de travagem, luzes de presença, deteção de acidente, ‘piscas’ e gestão de energia.” É esta app instalada no smartphones que permite controlar tudo, ou seja, os quatro elementos do Aura Cycling System, que comunicam entre si e podem ser emparelhados para funcionarem em conjunto.

Luzes smart

“Com sincronização com o Aura Cycling System, estas luzes elevam a experiência das luzes normais para bicicletas”, diz a marca. Problemas que detetaram nas luzes para bicicletas e que assim querem resolver: são de difícil instalação, são fáceis de se perder, deseja-se facilidade de carregamento e esse carregamento tem de ser feito em casa. Assim nasceram estes LEDs RGB de 500 lúmens, compatíveis com luzes de travagem e de mudança de direção.

Podem ser usadas tanto como luzes frontais ou traseiras, e para isso basta rodá-las sobre si próprias. Podem ser acopladas a qualquer sítio que tenha o suporte magnético instalada, possibilitando o uso noutros acessórios ou equipamentos.

UNIT 1 x Stromer - ebike & helmet, connected.

O carregamento é ao estilo dos AirPods, comenta a marca. Com uma pequena caixa de carregamento portátil que carrega por USB-C, e de encaixe magnético.

Painel de controlo de navegação

Com dois botões, um para a esquerda, outro para a direita, comunicando com as luzes do capacete e da bicicleta, e exibindo sinais de mudança de direção de forma sincronizada. Isto tudo sem tirar as mãos do guiador.

PUB
Giant TCR 2024

A Aura explica ainda que o desenvolvimento deste conjunto de produtos se deve em grande parte ao feedback da comunidade, que testa, usa e comunica com a marca.

Lembra-te que podes apoiar este projeto que se encontra em fase de crowdfunding no Kickstarter; se o fizeres, a marca disponibiliza kits de compra deste conjunto a preços mais acessíveis. Confirma tudo isto no link abaixo.

Mais info:

Lê também:

Mau tempo fora de época? 5 dicas para andar de bicicleta à chuva…

Imagens: Aura

Também vais gostar destes!