Vencedor-surpresa da primeira etapa do AlUla Tour (ex-Saudi Tour), na Arábia Saudita, que terminou em sprint massivo. Quando se previa que o triunfo fosse disputado entre as duas estrelas da velocidade terminal, o neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) e o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step), o mais rápido na reta final foi o ‘outsider’ Casper van Uden (dsm-firmenich PostNL)!

PUB
Giant TCR 2024

Na sua corrida de estreia esta temporada, o neerlandês, de 22 anos, que já tinha dado nas vistas em 2023 ao ser segundo classificado numa etapa da Volta à Grã-Bretanha e terceiro na clássica Milão-Turim, impôs-se a Groenewegen e a Merlier e é também o primeiro líder da corrida saudita.

Rui Oliveira (UAE Emirates) classificou-se na 14.ª posição, após ter terminado o dia integrado no pelotão, tal como o seu irmão gémeo Ivo (UAE Emirates), e ocupam, respetivamente, a 17.ª e a 45.ª posições da geral, ambos a 10 segundos de Van Unden.

O top 5 na etapa foi completado pelo norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X) e pelo sérvio Dusan Rajovic (Bahrain Victorious).

No fina da etapa, Casper van Uden declarou: “Estou muito satisfeito. Sabíamos que conseguiríamos e foi por isso que a equipa lutou durante a etapa. Todos os meus companheiros fizeram um trabalho muito bom. Tínhamos o nosso próprio plano e seguimo-lo focados em nós mesmos”.

“Queria muito vencer no ano passado e por isso cometi alguns erros, coisas que não eram necessárias. Também caí algumas vezes e comecei a duvidar um pouco de mim. Mas outros acreditaram: os diretores desportivos, os treinadores e os companheiros de equipa. Eles sabiam o que eu poderia fazer, por isso é ótimo dar-lhes esta vitória. Nunca poderei agradecer-lhes o suficiente por acreditarem em mim”, conclui o jovem velocista neerlandês.

De salientar que um dos favoritos à vitória final, o italiano Matteo Sobrero (BORA-hansgrohe), levou um bónus de 3 segundos a poucos quilómetros da chegada, que poderá ser importante para as contas da geral desta corrida de cinco etapas.

Classificações:


Crédito da imagem: Twitter dsm-firmenich PostNL https://twitter.com/dsmfirmpostnl/status/1752328598378143962/photo/4

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!

Destaque

António Morgado soma e segue

António Morgado venceu a segunda etapa da Volta às Astúrias, impondo-se, em sprint, a um pelotão restrito. Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), sexto no primeiro ...