Depois da vitória ao sprint de Jonathan Milan (Lidl-Trek) na primeira etapa do UAE Emirates, seguiu-se um contrarrelógio de 12 quilómetros na ilha de Al Hudayriyat.  

PUB
MMR Simun

Quarto classificado no Campeonato do Mundo e nos Jogos Olímpicos na disciplina, Joshua Tarling (INEOS Grenadiers) confirmou o favoritismo, mesmo com Tadej Pogacar na corrida.  

O jovem britânico foi 13 segundos mais rápido do que Stefan Bissegger, que pela primeira vez esteve em grande nível ao serviço da Decathlon AG2R La Mondiale. Pogacar (UAE Emirates) foi terceiro, a 18 segundos de Tarling. 

 Intocável, o britânico registou 12.55 minutos, a 56,671 km/h de média. “É um verdadeiro estímulo esta vitória. O ano passado não foi tão bom para mim. Tive muito azar e terminei sempre em segundo lugar atrás de Remco Evenepoel nos contrarrelógios. Por isso, precisava mesmo desta vitória. Tentei que fosse hoje. Tive um bom inverno e a mentalidade na equipa é boa. O momento foi construído graças à vitória de Michal Kwiatkowski na Clásica de Jaén”, declarou o vencedor e novo líder da classificação geral do UAE Tour.  

“O contrarrelógio teve duas partes. A primeira parte foi muito ventosa, com vento contrário, depois uma longa secção com vento cruzado. A primeira parte foi a mais difícil, por isso consegui respirar um pouco nas curvas em direção ao final. A média de 56,6 km/h foi boa! Recuperei a minha confiança, estou entusiasmado para a difícil etapa de amanhã, para o fim de semana que se avizinha e para o resto da temporada”, concluiu Tarling. 

Tadej Pogacar foi terceiro na etapa, a 18 segundos de Tarling, que voou a mais de 56 km/h, mas na classificação geral o esloveno ganha tempo a todos aos seus concorrentes. Pello Bilbao (Bahrain-Victorious) está a 21 segundos do líder da UAE Emirates, Finn Fisher Black (Red Bull-BORA-hansgrohe) a 22″, Carlos Rodriguez (INEOS Grenadiers) a 25″ e Lennert Van Eetvelt (Lotto) a 28″. Vantagem que o Pogacar tentará aumentar já na quarta-feira, na chegada em alto a Jabel Jais. 

Apesar do 3º lugar, o esloveno está satisfeito com a sua prestação no “primeiro esforço real do ano”. “Foi um contrarrelógio bastante rápido e estou feliz com a minha velocidade, com as minhas pernas”, explicou Pogacar. “Foi bom, sim, foi um bom dia. É sempre difícil competir com o Tarling e o Bissegger, porque eles voam neste de contrarrelógios.” 

PUB
Titan Almeria 2025

 Agora em 3º lugar na classificação geral, o líder do UAE Emirates aguarda a etapa de quarta-feira. “Amanhã é uma etapa muito boa para mim, Jebel Jais é uma boa recordação, ganhei lá uma vez e, como sempre disse, é um dia de sprint dos trepadores”, recordou Pogi, que venceu nessa subida em 2022, à frente de Adam Yates e Aleksandr Vlasov. “Há sempre um sprint, mas só de trepadores, por isso é muito divertido de ver e é uma boa experiência. Pode haver algumas surpresas, estou realmente ansioso porque combina muito comigo,” conclui o agora ainda maior candidato à vitória final nesta edição do UAE Tour.  

Classificações

Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter – https://x.com/AbuDhabiSC/status/1891792104889712672/photo/1

Também vais gostar destes!