Sem grandes surpresas, Remco Evenepoel (Red Bull-BORA-hansgrohe) confirmou o favoritismo e venceu hoje a 2ª etapa do UAE Tour: um contrarrelógio individual de 12,2 km totalmente plano, disputado na Ilha de Hudayriyat, em Abu Dhabi.

PUB

O traçado assentava na perfeição ao belga, tricampeão mundial e campeão olímpico da disciplina, que voou para o melhor tempo: 13m06s, a uma média impressionante de 56,092 km/hora.

UNSTOPPABLE 🔥 | UAE Tour Stage 2 Race Highlights | TNT Sports Cycling

 

PUB

Joshua Tarling (INEOS Grenadiers) foi o segundo mais rápido, a seis segundos, enquanto Rémi Cavagna (Groupama-FDJ) fechou o pódio, a doze.

Aos 26 anos, Evenepoel somou assim a 25ª vitória em contrarrelógios individuais na Elite (27 se contarmos também os coletivos) e assumiu a liderança da geral.

Isaac del Toro (UAE Emirates-XRG), que tinha brilhado na véspera, não conseguiu repetir o desempenho: terminou apenas em 25º, a 42 segundos, caindo para o 10º lugar da classificação geral, agora a 32 segundos do novo líder.

Afonso Eulálio, que ocupava a 14.ª posição na geral, perdeu 1.36 minutos para Remco Evenepoel e desceu a 117º, com aquele tempo de atraso para o belga, novo líder da corrida.

PUB
Cube Litening Air

Como camisola vermelha após a primeira etapa, Del Toro partiu em último — uma vantagem teórica que acabou por jogar contra ele.

O vento aumentou durante a tarde, tal como previsto, tornando o esforço final bem mais exigente. Sem ser um especialista na disciplina, o jovem mexicano ainda limitou os estragos e conseguiu manter-se no top 10.

Já vários candidatos à geral optaram por sair mais cedo, procurando melhores condições. Foi o caso de Evenepoel, quinto a arrancar, que aproveitou ao máximo o percurso rápido e plano. Além de vencer a etapa, anulou os dez segundos que tinha perdido na véspera devido às bonificações.

“Queria recuperar essa diferença. O objetivo é ganhar e vestir a camisola de líder”, disse o belga no final. Objetivo cumprido.

No pódio, juntaram-se-lhe dois nomes fortes do contrarrelógio: o britânico Joshua Tarling e o francês Rémi Cavagna.

Classificações


Créditos da imagem:
Conta UAE Tour na rede social X
Conta Remco Evenepoel na rede social X
https://x.com/EvenepoelRemco/status/2023760373078470690/photo/1

Também vais gostar destes!