Duelo emocionante este sábado no Troféo X2O de Herentals entre Fem van Empel (Jumbo-Visma) e Lucinda Brand (Baloise-Trek Lions). Nem um acidente e doença nos últimos dias impediram a campeão mundial e europeia de continuar a sua senda de vitórias. Van Empel ganhou, mas foi a sua vitória mais difícil da temporada. Brand esteve mais forte do que nunca e ficou a meia bicicleta de quebrar a hegemonia à jovem adversária.

PUB
Orbea Genius Dealers

Lucinda Brand e Fem van Empel eram claras favoritas nesta ronda do X20. Em circunstâncias normais, esta última, dominadora no ciclocrosse esta época, era a ciclista a bater, mas aqueles contratempos durante a semana deixavam dúvidas sobre a sua aptidão física. Mesmo face à ausência de Puck Pieterse.

No início da corrida, as Brand e Van Empel lançaram pequenos ataques e contra-ataques, seguidas de perto por Annemarie Worst. As duas primeiras rodavam muito próximas uma da outra e apesar de van Empel ter conseguido uma grande vantagem na segunda volta, esta foi sendo reduzida e as duas chegaram à última volta juntas.

PUB
Giant TCR 2024

Van Empel atacou na secção técnica e conseguiu abrir alguns metros de vantagem para Brand, que cometeu um ligeiro erro forçando-a apear-se. Contudo, com enorme esforço voltou a alcançar Van Empel a cerca de 400 metros da meta e antevia-se uma luta titânica nas derradeiras seções seletivas.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Só que Brand nem sequer conseguiu posicionar-se devidamente para a batalha, voltando a errar numa descida, custando-lhe novo atraso de uma dezena de metros. Desta vez, fechar essa distância foi-lhe fatal. Apesar de ter conseguido voltar à roda da campeã do mundo na reta final, esta revelou-se mais forte (mais fresca) no sprint e venceu num final emocionante. Annemarie Worst ficou em terceiro lugar, fechando assim o pódio.

“Estive de cama toda a semana. Depois vê-se a rapidez com que o corpo tem dificuldade em digerir esse estímulo. Mas pelo menos estou feliz por estar razoavelmente saudável de novo. A partir de agora, as coisas só podem melhorar um pouco fisicamente”, disse Van Empel após a corrida.

A ciclista da Jumbo-Visma também sofreu uma queda durante um treino, magoando-se num joelho, mas isso não foi suficiente para pará-la – e já está há onze meses imbatível na disciplina.

PUB
Nova Trek Supercaliber

No entanto, talvez tenha sido a sua vitória mais difícil. “A Lucinda Brand esteve muito forte. Como se pôde ver mais uma vez, ela nunca desiste”, disse Van Empel.

O objetivo da neerlandesa é vencer o Troféu X2O, e este triunfo em Herentals reforça-lhe a vantagem sobre Denise Betsema na classificação geral. “São alguns segundos extra, o que é bom. Ainda há uma série de crosses, por isso estou curiosa. Vou tentar”, conclui Fem van Empel.

Classificações

Cyclocross24.com


Imagens X2O Trofee Twitter

Também vais gostar destes!