Três etapas rainhas para fazer em dois meses! É este o desafio proposto no Serra da Estrela Riders Challenge. Num ano em que os granfondos foram todos cancelados, faltam objetivos para aqueles que gostam de andar de bicicleta, mas também gostam de ter algo a alcançar. Eis um desafio daqueles bem grandes.

A Ultra Spirit Sports e o clube Chronos propõem que os ciclistas amadores cumpram três autênticas etapas rainhas com a Serra da Estrela como principal cenário. De fácil nada tem, mas haverá tempo para cumprir os três percursos desenhados pela organização. O Riders Challenge começa no sábado, 15 de agosto, e decorre até 18 de outubro. Ou seja, há tempo para recuperar entre etapas!

Vamos então aos percursos apresentados:

Etapa Este: Tem 77 quilómetros de distância, com um acumulado de 2550 metros e passa por Manteigas, Vale da Amoreira-Verdelhos, Teixoso, Covilhã, Piornos, Torre, Manteigas.

Etapa Oeste: 102 quilómetros de distância, com 2450 metros de acumulado. A organização explicou que é possível começar e terminar este percurso em Seia ou Manteigas.

A versão Manteigas começa então nessa terra, seguindo para a Torre, Sabugueiro, Seia-Gouveia, Penhas Douradas, terminando novamente em Manteigas.

Começando e concluindo em Seia, passa-se por Gouveia, Penhas Douradas, Manteigas, Torre e Sabugueiro.

Etapa Sul: É a mais complicada, com 115 quilómetros, com 3100 metros de acumulado. O percurso passa por Seia, Valezim, Vide, Pedras Lavradas, Alvoco da Serra, Loriga, Adamastor, Torre, Sabugueiro e termina novamente em Seia.

“A marcação dos percursos, o registo dos dados, assim como a validação dos objetivos conquistados e da performance dos atletas é feita através de dispositivos eletrónicos (GPS) e plataformas digitais desenvolvidas para este fim”, pode ler-se no site da organização.

Os ciclistas são livres de escolher os dias e as horas em que querem completar os percursos, mas a organização escreve que o objetivo “passa por concluir as três etapas dentro de um tempo máximo definido para cada percurso”, não referindo ainda quanto.

Aguarda-se agora por mais informações, que serão divulgadas no site oficial do Riders Challenge.