O treinador de longa data de Jonas Vingegaard garante que o ciclista dinamarquês — vencedor da Volta a França em 2022 e 2023 e da Volta a Espanha em 2025 — construiu o seu sucesso com base num perfil «extremamente metódico e perfeccionista» no cumprimento dos planos de treino.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Tim Heemskerk acompanha Vingegaard desde os primeiros passos do corredor na então Jumbo-Visma, em 2019, e não hesita em apontar o rigor e a consistência como pilares fundamentais do rendimento do nórdico, que há dois anos tenta recuperar o Tour ao seu grande rival, Tadej Pogacar.

No entanto, nem sempre Jonas foi o atleta que hoje se conhece. “Não sabia quem ele era. Achei-o um pouco reservado. Rapidamente percebi que era introvertido, alguém que prefere ficar nos bastidores a estar no centro das atenções. Tranquilo. As nossas personalidades introvertidas são compatíveis. Uma certa confiança desenvolveu-se muito rapidamente e isso foi bom”, recordou o treinador neerlandês em entrevista ao Wielerflits.

Na altura, o futuro parecia tudo menos previsível. “Não fazíamos ideia do tipo de ciclista que ele se tornaria. Que venceria o Tour duas vezes? Não, jamais imaginaríamos isso naquela época. Rapidamente percebi que Jonas ainda tinha muito a aprender. Nos treinos, por exemplo, simplesmente colocava água no bidon”, contou Heemskerk.

A evolução foi acelerada, embora nem sempre linear, e a competição trouxe desafios inesperados. “Na sua primeira corrida, a Ruta del Sol, ficava muito nervoso. Esse stress limitava o seu desempenho. Depois de conquistar a liderança da Volta à Polónia, o stress impediu-o de dormir a noite toda, o que prejudicou a sua recuperação para o dia seguinte”, explicou, recordando a última etapa em que Vingegaard perdeu mais de 12 minutos para o futuro vencedor, Pavel Sivakov.

Com o tempo, mantendo o seu perfil reservado e introvertido, Vingegaard abraçou plenamente a disciplina e o rigor. “Em termos de rigor e de adesão às instruções de treino, faz tudo com precisão milimétrica. Se lhe pedir para pedalar durante cinco horas numa zona específica, ele fá-lo ao minuto. Compreende perfeitamente que, seguindo rigorosamente os planos de treino, podemos identificar com precisão o que funciona e o que não funciona para ele”, concluiu Tim Heemskerk.

Crédito da imagem: Visma Lease a Bike/X

PUB

Também vais gostar destes!