O Transestrela 2021 realiza-se nos próximos dias 18 e 19 de setembro, com partida e chegada das instalações do estreante Estrela E-Bike Center, nas Penhas da Saúde, e será exclusivo a bicicletas elétricas de BTT.

PUB
Garmin

Serão duas etapas a ligarem as zonas de Manteigas e Unhais da Serra, passeio de dificuldade média-alta para “aventureiros, apreciadores da Natureza e da superação, mas também para quem queira conhecer mais sobre o ecossistema da Serra da Estrela”, informa a organização.

No dia 18, o programa arranca com a chegada dos participantes ao Estrela E-Bike Center, às 08:30 horas, para check-in e briefing às 09:00 horas. Partida meia hora depois para um trajeto que ligará as Penhas da Saúde ao Vale do Rossim (onde será servido o almoço), com passagens por Manteigas e pelo extraordinário Vale Glaciar do Zêzere num total de 72 km que termina nas Penhas da Saúde, o centro nevrálgico do evento e base do Estrela E-Bike Center. A seguir ao jantar, uma surpresa noturna de contemplação e interpretação da Natureza.

No dia 19, a partir das 09:30 horas, os participantes vão ter uma distância mais curta, mas com uma oscilação de altitude muito superior que os irá levar dos 1.500 m de altitude das Penhas da Saúde até aos 600 m em Cortes do Meio com passagens pelo Vale Glaciar de Alforfa, uma espécie de irmão menos conhecido do Vale Glaciar do Zêzere, e Nave de Santo António, aos 1.700 m de altitude. Após a chegada à Pousada, prevista para as 12:30, será servido o almoço de despedida.

Com percursos muito variados, este passeio de dificuldade média-alta, vai permitir aos cinquenta participantes passarem por lugares menos conhecidos como as matas densas de Manteigas, os vales, as lagoas, covões e cântaros.

Estrela E-Bike Center nas Penhas da Saúde

PUB
Beeq

Nas instalações da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, vai ser inaugurado um espaço onde os participantes e clientes deste espaço vão poder guardar as suas bicicletas elétricas, carregar as baterias e fazendo a sua manutenção como a lavagem antes do regresso a casa.

Numa fase inicial, o Estrela E-Bike Center pretende ser um espaço para organizar e receber os clientes que participem nos eventos, mas existe também o projeto de criação de uma loja com a venda de bicicletas elétricas e equipamento como ainda o aluguer inserido na animação das Penhas da Saúde e de todas as unidades hoteleiras da Serra da Estrela que queiram recorrer aos seus serviços.

Também vais gostar destes!