Please put the correct video link to the video post format section

Após o prólogo ganho por Samuel Watson (INEOS Grenadiers), os velocistas tiveram a sua oportunidade de brilhar na primeira etapa do Tour Down Under, onde os dois favoritos do dia, Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike) e Sam Welsford (INEOS Grenadiers), foram superados por Tobias Lund Andresen!

PUB

Perfeitamente posicionado pela sua equipa Decathlon CMA CGM, o dinamarquês resistiu à pressão do britânico e do australiano, que terminaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, para conquistar a sua primeira vitória com as novas cores. Assumiu também a camisa ocre de líder da classiciação geral.

A primeira etapa da prova foi de apenas 120 quilómetros, quase inteiramente planos, sendo os únicos desafios a subida ao Morro Menglers (2,1 km a 3,5%), que fazia parte de um circuito a percorrer três vezes.

Guillaume Martin-Guyonnet e Enzo Paleni (Groupama-FDJ United) lideraram a fuga do dia ao lado de Martin Urianstad (Uno-X Mobility). Antes disso, o campeão em título, Jhonatan Narváez (UAE Emirates XRG), tinha conquistado três segundos de bónus no primeiro sprint intermédio.

Martin-Guyonnet aproveitou esta fuga para ganhar seis preciosos segundos para a classificação geral, após um prólogo pouco conseguido, em que foi o menos competitivo entre os candidatos à liderança. Após a última volta, ficou para trás e foi alcançado pelo pelotão. Paleni foi alcançado a sete quilómetros da meta.

Num final tenso, a Decathlon CMA CGM assumiu a liderança no último momento, com Tord Gudmestad a lançar Tobias Lund. Na reta final para Tanunda, o velocista resistiu aos rivais para conquistar a vitória, garantindo um belo triunfo para começar a temporada com as novas cores. Matthew Brennan terminou em segundo, enquanto Sam Welsford ficou em terceiro. Danny van Poppel (Red Bull-BORA-hansgrohe) e Ethan Vernon (NSN) completaram o top cinco do dia.

Ivo Oliveira (UAE Emirates), único português em prova, terminou a etapa em 67º, com o mesmo tempo do vencedor, e ocupa a 21ª posição, a 10 segundos do novo líder da geral, Tobias Lund Andresen,

PUB
Novidades Trek 2026

O nórdico, graças ao bónus de 10 segundos conquistado à chegada, comanda a classificação dos tempos com 1 e 2 segundos de vantagem sobre Sam Watson e Ethan Vernon, respetivamente.

Classificações

Crédito da imagem: Tour Down Under/X – https://x.com/tourdownunder/status/2013826308401492119/photo/1

Também vais gostar destes!