Ao longo do tempo, todas as grandes marcas de suspensões “aprenderam” a dar mais valor às vertentes mais gravity do BTT, produzindo e vendendo suspensões frontais pensadas para bicicletas de trail e downcountry, como agora chamamos ao XC um pouco mais técnico e radical, por assim dizer.

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Mas quais são as características que fazem delas ideais para estas disciplinas? Uma combinação de circunstâncias bastante complicada de conseguir: têm de ser leves e robustas ao mesmo tempo, além de que os cursos têm de ser mais extensos do que numa bicicleta de XC convencional.

Aliás, os cursos que os fabricantes de bicicletas estão habitualmente a “exigir” vão desde os 100 mm para Cross Country (XC), passando pelos 120 mm para downcountry (DC) e pelos 130 a 140 mm para a prática de um trail mais “leve”…

Pidcock com a suspensão frontal Suntour Axon Werx.

Deixamos então aqui uma pequena seleção das versões topo de gama de cada um dos modelos mais adequados para estas práticas, alguns deles muito habituais nos catálogos das marcas de bikes, e outros que pouco a pouco vão sendo vistos tanto nas bicicletas de série como nas de competição.

Falamos das suspensões frontais Fox 34 SC Factory, Fox 34 Factory, Öhlins RXF34 m.2, RockShox Pike Ultimate e Suntour Axon Werx 34 Boost EQ.

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Fox 34 SC Factory (downcountry)

  • Alumínio com tratamento Kashima, 34 mm de diâmetro.
  • Estrutura Step Cast em magnésio com offset de 42 e de 51 mm
  • Curso: 100 a 120 mm.
  • Controlo no guiador: opcional
  • Para roda 27,5” e 29”, amortecedor Float, cartucho FIT4, 3 posições distintas de compressão e rebound.
  • Peso: desde 1.496 gramas

Vídeo oficial da Fox 34 SC:

Introducing the all-new 34 SC | FOX

Fox 34 Factory (trail)

  • Alumínio com tratamento Kashima, 34 mm de diâmetro.
  • Estrutura em magnésio com offset de 44 e 51 mm
  • Curso: 130 a 140 mm.
  • Controlo no guiador: não
  • Para roda 27,5” e 29”, amortecedor Float, cartucho Grip2 com regulações em compressão (alta e baixa velocidade) e rebound (alta e baixa velocidade)
  • Acabamento Shiny Orange
  • Cartucho Fit4 (3 posições de compressão) no acabamento Shiny Black
  • Peso: desde 1.738 gramas

Vídeo oficial da Fox 34:

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Introducing the all-new 34 | FOX

Öhlins RXF34 m.2 (downcountry e trail)

  • Alumínio com tratamento anodizado negro, 34 mm de diâmetro.
  • Estrutura com offset de 44 mm.
  • Curso: 120 a 130 mm
  • Controlo no guiador: opcional
  • Eixo flutuante, amortecedor OTX18, ajuste em compressão (alta e baixa velocidade) e rebound.
  • Peso: desde 1.698 gramas

RockShox Pike Ultimate (downcountry e trail)

  • Alumínio com tratamento anodizado negro Fast Black, 35 mm de diâmetro.
  • Estrutura em magnésio com offset de 37 mm (27,5”) e 44 mm (27,5” e 29”).
  • Curso: 120, 130, 140 mm
  • Controlo no guiador: não
  • E-Bike approved, amortecedor Charger 3 RC2, ajuste em compressão (alta e baixa velocidade) e rebound.
  • Disponível com o sistema automático Flight Attendant.
  • Peso: 1.887 gramas (140 mm e 29”).

Vídeo oficial da RockShox Pike:

(ARCHIVE) RockShox Tech Pills | 2023 Pike

Suntour Axon Werx 34 Boost EQ (downcountry)

  • Alumínio com tratamento anodizado negro, 34 mm de diâmetro.
  • Estrutura em magnésio com offset de 51 mm.
  • Curso: 100, 110, 120 mm
  • Controlo no guiador: de série
  • Amortecedor EQ System, coroa em fibra de carbono tecnologia Hollow, ajuste em compressão e rebound.
  • Peso: desde 1.598 gramas

Vídeo oficial da Suntour Axon 34:

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Specialized Levo

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Fotos: Fox // Öhlins // Rock Shox // Suntour


Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

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