Uma das competições mais espetaculares está de volta esta sexta-feira. O Red Bull Rampage vai contar com 18 dos melhores freeriders do mundo e em Virgin, Utah, já se ultimam os pormenores para mais uma edição. E já se treina, como podes ver no vídeo em cima!
E quando se fala em preparar os pormenores, no que ao percurso diz respeito, significa que os corredores têm de prepará-lo. É um dos pontos que faz esta competição ser tão especial.
Há um ponto de partida e um de chegada marcado pela organização. Como se vai de um ao outro, são os atletas que escolhem, tendo quatro dias para preparar o terreno, usando pás, mas nada de ferramentas elétricas.
2022 marca o regresso a um local perto de Virgin, onde a competição decorreu em 2008, 2010, 2012 e 2013. Ou seja, já por ali se assistiram a grandes momentos do Red Bull Rampage.
O canadiano Brandon Semenuk vai procurar uma quinta vitória, depois de no ano passado se ter tornado o primeiro a vencer a competição por quatro vezes. Mas a concorrência será forte: Kurt Sorge (três vezes campeão), Kyle Strait e Brett Rheeder. Strait detém a marca de ter sido o mais jovem vencedor do Red Bull Rampage: 17 anos, em 2004.

Foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool
São apenas alguns dos nomes fortes, de uma prova que se espera emocionante e, claro, com grandes manobras. Os corredores têm duas tentativas e nelas podem fazer o que quiserem para conseguir a melhor pontuação dos juízes.
Desde 2001 que o Red Bull Rampage tem elevado o freeride a outro nível. Dos 18 atletas chamados a participar nesta edição, o top dez de 2021 qualificou-se diretamente. Os restantes receberam um wildcard.
Podes assistir à competição no site da Red Bull TV, bastando carregar neste link.
Aqui ficam os nomes de todos os participantes:
- Brett Rheeder (Can)
- Ethan Nell (EUA)
- Cam Zink (EUA)
- Tom van Steenburgen (Can)
- Szymon Godziek (Pol)
- Dylan Stark (EUA)
- William Robert (Fra)
- Reed Boggs (EUA)
- Jaxson Riddle (EUA)
- Thomas Genon (Bel)
- DJ Brandt (EUA)
- Kurt Sorge (Can)
- Kyle Strait (EUA)
- Alex Volokhov (Can)
- Brandon Semenuk (Can)
- Andreu Lacondeguy (Esp)
- Carson Storch (EUA)
- Tyler McCaul (EUA)
Também vais querer ler…
‘Steps to the Top’ de Brandon Semenuk: como chegar mais alto [com vídeo]
Fotografia principal: Paris Gore/Red Bull Content Pool



