Tiago Ferreira, campeão da europa de BTT em XCM em 2019 e 2017, cumpriu hoje mais um objetivo inédito na sua carreira: estabeleceu um novo recorde do mundo da maior distância cumprida em BTT no período de 24 horas!

PUB
Orbea Genius Dealers

E foi em Portugal que o atleta da Red Bull cumpriu este “sonho”: foi de Oliveira de Azeméis a Sagres entre as 7 horas de ontem e as 7 horas de hoje, percorrendo exatamente 581,23 km nessas 24 horas.

Quatro anos depois do seu primeiro recorde do mundo em bicicleta de montanha, Tiago Ferreira volta a surpreender com mais um feito sem paralelo no panorama desportivo internacional. O percurso tinha maioritariamente caminhos de terra e tudo foi acompanhado de perto por comissários da Official World Record Association, que irão agora certificar este novo recorde do mundo.

Incrível como a média de Tiago nestes mais de 581 km foi de 29 km/hora… O atleta luso de 35 anos passou por Albergaria-a-Velha, Condeixa, Ansião, Fátima, Santarém, Azambuja, Vila Franca de Xira, Entroncamento e Santiago do Cacém, encontrando a costa atlântica a partir de Porto Côvo. Seguiu-se Almograve, Zambujeira do Mar, Odeceixe e Sagres.

Tiago Ferreira enfrentou uma variação de temperaturas entre os 12 e os 25 graus, com chuva forte durante cerca de hora e meia. A alimentação e hidratação foram dos pontos mais difíceis de gerir, refere.

Embora visivelmente cansado, Tiago Ferreira não escondia à chegada uma enorme alegria: “Este é sem dúvida mais um sonho que consegui concretizar! O desafio acabou por se revelar muito mais duro do que o previsto, sobretudo devido à tempestade que enfrentei a meio do percurso, algo que não esperava encontrar nesta altura do ano”.

Uma vez que este feio é inédito no panorama do desporto mundial, Ferreira lança já o desafio a outros atletas: “Estou certo que a partir de hoje outros me irão seguir e procurar superar a minha marca. É importante destacar que usei uma bicicleta de série perfeitamente acessível”.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Vê mais fotos desta “aventura”:

Mais info:


Créditos das imagens: Hugo Silva | Red Bull Content Pool

 

Também vais gostar destes!