A época de 2013 da Taça do Mundo XCO está prestes a chegar ao fim e os resultados começam a ficar definidos. Este fim de semana, em Snowshoe, EUA, a 7ª etapa da competição ditou já alguns campeões, neste caso campeãs…

PUB
Specialized Levo

Falamos da neerlandesa Puck Pieterse, que assegurou já o primeiro lugar da geral do XCO este ano, é a nova campeã da Taça do Mundo de 2023 em elites! E também da austríaca Vali Höll, que no downhill elites é já a vencedora da temporada (duas vez em três anos). Vamos por partes…

Women's XCO Race Highlights Snowshoe, USA | UCI Mountain Bike World Series

No domingo, no bastante técnico circuito de XCO de Snowshoe, a vencedora do dia foi Laura Stigger, que se estreou a ganhar este ano. A austríaca fez uma parte final de corrida soberba e batou por 23 segundos a francesa Loana Lecomte e a italiana Martina Berta, em 3º, a estrear num pódio esta temporada.

À nova campeã, Pieterse, bastou-lhe o 6º lugar nesta ronda para garantir o primeiro posto da geral desde já. Relembramos que este é o primeiro ano da neerlandesa, 21 anos, nas elites do XCO mundial…

PUB
BH GravelX

Ranking Taça Mundo XCO senhoras:
1. Puck Pieterse – 1741 pontos
2. Mona Mitterwallner – 1352 pontos
3. Loana Lecomte – 1211 pontos
4. Alessandra Keller – 1188 pontos
5. Laura Stigger – 1184 pontos

Nos homens, a “história” é diferente, pois está ainda tudo em aberto e com o veterano Nino Schurter ainda no topo do ranking geral, à beira de estabelecer mais um recorde se se sagrar campeão este ano.

Nesta etapa, a vitória disputou-se ao sprint, com Jordan Sarrou a bater Nino Schurter sobre a meta e por apenas 1 segundo de diferença. Em 3º lugar ficou Marcel Guerrini, outro suíço que assim se estreou no pódio. Mathias Flückiger acupou a 4ª posição e o fantástico Tom Pidcock, que desta vez esteve presente no XCO, ficou em 5º lugar, pois foi “tramado” por um furo.

Men's XCO Race Highlights Snowshoe, USA | UCI Mountain Bike World Series
PUB
Novidades Trek 2024

Vale a pena ver o vídeo acima nem que seja pela intensa disputa entre Sarrou e Schurter na última volta… Neste momento Schurter tem apenas 89 pontos de vantagem no ranking sobre Mathias Flückiger.

Ranking Taça Mundo XCO homens:
1. Nino Schurter – 1433 pontos
2. Jordan Sarrou – 1344 pontos
3. Mathias Flückiger – 1266 pontos
4. Luca Schwarzbauer – 1213 pontos
5. Thomas Griot – 1086 pontos

Na prova de XCC de 6ª feira…

No XCC, contudo, foi Evie Richards a levar a melhor, com tempo de 19:54 m, relegando para 2º e 3º lugares Puck Pieterse e a australiana Rebecca Henderson.

Women's XCC Race Highlights Snowshoe, USA | UCI Mountain Bike World Series

Nos homens, o vencedor foi Victor Koretzky, batendo por apenas 2 segundos Jordan Sarrou e deixando Luca Schwarzbauer e Vlad Dascălu nas posições seguintes.

Men's XCC Race Highlights Snowshoe, USA | UCI Mountain Bike World Series

No downhill de sábado…

Também houve campeã este fim de semana no downhill! Vali Höll assegurou o seu 2º título em três anos and ficar em 3º lugar nesta penúltima etapa do circuito de 2023 em Snowshoe.

Women's Downhill Race Highlights Snowshoe, USA | UCI Mountain Bike World Series
PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Foi no sábado que a austríaca viu a francesa Marine Cabirou e alemã Nina Hoffman ocuparem os dois lugares mais cimeiros do pódio nesta etapa.

Ranking Taça Mundo DH senhoras:
1. Valentina Höll – 2172  pontos
2. Nina Hoffman – 1703 pontos
3. Camille Balanche – 1674 pontos
4. Marine Cabirou – 1126 pontos
5. Monika Hrastnik – 1020 pontos

Entre os homens, o irlandês Oisin O’Callaghan venceu uma etapa pela primeira vez na sua carreira, sendo assim o sétimo vencedor diferente este ano. Run vencedora com tempo de 3:07.624 minutos.

Men's Downhill Race Highlights Snowshoe, USA | UCI Mountain Bike World Series

Em 2º ficou o seu compatriota Ronan Dunne, com o norte-americano Dakotah Norton a fechar o pódio do dia. Perto do final da temporada, Loïc Bruni continua a liderar o ranking, apesar deste fim de semana ter terminado no posto 26º devido a uma queda “feia”…

Ranking Taça Mundo DH homens:
1. Loïc Bruni – 1518 pontos
2. Loris Vergier – 1458 pontos
3. Jackson Goldstone – 1366 pontos
4. Finn Iles – 1320 pontos
5. Andreas Kolb – 1262 pontos

Mais info:


Imagens: UCI MTB Worls Series website / Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Também vais gostar destes!