Há muito para dizer sobre esta etapa da Taça Mundo XCO UCI 2022 em Mont-Sainte-Anne, Canadá, a penúltima antes da paragem de novo em Val di Sole, no início de setembro… 

PUB
Nova Mondraker Dune

O francês Titouan Carod fez uma grande corrida em elites masculinos e conseguiu a sua primeira vitória na Taça do Mundo, confirmando o bom trabalho com o pódio da semana passada.

Entre as senhoras, parece que a mudança de cor de cabelo deu sorte a Jolanda Neff… A suíça alcançou a sua primeira vitória este ano e também desde que venceu a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Enquanto isso, o espanhol David Valero foi ao pódio de novo, sendo que ameaça neste momento a liderança de Nino Schurter no ranking geral, quando falta apenas uma etapa para terminar a época.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

E a única portuguesa em prova no Canadá este fim de semana (em sub-23), Raquel Queirós (MMR Factory Racing), fez de novo o seu melhor resultado de sempre: 5º lugar!

Liderança ameaçada…

É por aí que começamos: com o 3º lugar neste fim de semana, o espanhol David Valero confirma a excelente temporada que está a fazer aos comandos da sua nova BH Linx Race. E pode sim ser campeão da Taça do Mundo! Aqui está a classificação geral no momento, quando falta apenas uma etapa:

1. Nino Schurter | 1483 pontos
2. David Valero Serrano | 1358 pontos
3. Luca Braidot | 1343 pontos
4. Alan Hatherly | 1320 pontos
5. Titouan Carod | 1290 pontos

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Regressando a este ronda no Canadá, entre os homens elite: Carod liderou a corrida desde a primeira volta, com o Pierre de Froidmont e Filippo Colombo (vencedor da prova de XCC na 6ªfeira) um pouco mais atraás, ainda com o pelotão bastante junto.

O gaulês foi aumentando a vantagem, chegou a ter mais de dois minutos isolado à frente de um grupo perseguidor já com Nino Schurter também presente, além de Colombo, Luca Braidot e David Valero. No final, Carod aguentou-se, vencendo com vantagem de 1m41s.

Entre as senhoras, o ritmo começou muito forte, imposto por Rebecca McConnell. Ao fim da primeira volta já um grupo perseguidor estava a sete segundos: as suíças Alessandra Keller e Jolanda Neff, a italiana Martina Berta e a holandesa Anne Terpstra).

Mas foi Neff que foi mais forte, fazendo lembrar os seus tempos mais áureos de há algumas épocas. A chuva não a impediu de ter mais de um minuto de vantagem ao passar da terceira volta. No final, foi Mona Mitterwallner que ficou em segundo lugar após recuperar muitas posições e em terceiro acabou por ficar Haley Batten. Recorde-se que Jolanda Neff venceu também a prova de XCC na 6ª feira!

PUB
Nova Trek Supercaliber

O ranking geral está assim:

1. Anne Terpstra | 1590 pontos
2. Rebecca McConnell | 1526 pontos
3. Alessandra Keller | 1502 pontos
4. Mona Mitterwallner | 1372 pontos
5. Jenny Rissveds | 1260 pontos

E aqui estão então os resultados da prova de XCC de 6ª feira, respetivamente elites masculino e feminino:

Como sempre, todas estas corridas podem ser vistas em replay (tal como todas as outras da Taça Mundo XCO UCI 2022, tanto XCO como XCC) na Red Bull TV.

Mais info:


Fotos: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool / @daniapphoto

Também vais gostar destes!