Neste artigo: A corrida! · Senhoras · Resultados · Mais info

Van der Poel e Puck Pieterse venceram em Maasmechelen, na 11ª e penúltima etapa da Taça Mundo Ciclocrosse 2026, e chegam ao Mundial em modo aviso!

PUB

A etapa confirmou dois nomes em grande forma antes do Mundial: Mathieu van der Poel, entre os homens, e Puck Pieterse, na corrida feminina, ambos vencedores em provas marcadas por incidentes, leitura de corrida e muita capacidade de resposta.

O pleno de Van der Poel

Na corrida masculina, Van der Poel protagonizou uma das atuações mais resilientes do inverno. Num dia que parecia pensado para gerir esforços antes de Hoogerheide, o neerlandês acabou por enfrentar dois furos em momentos críticos da prova.

Ainda assim, evitou problemas na partida, manteve-se sempre ligado à frente e, depois de um primeiro furo na quarta volta, lançou uma recuperação impressionante que o recolocou na luta pela vitória.

O neerlandês alcançou a sua 50ª vitória em etapas da Taça do Mundo de Ciclocrosse, igualando o recorde de vitórias de Sven Nys has. Aliás, este ano, venceu todas as corridas em que participou.

HARD WORK PREVAILS 💪 | Men's UCI Cyclo-Cross World Cup Maasmechelen Highlights | TNT Sports Cycling

Já na fase decisiva, voltou a impor ritmo, aproveitou erros dos adversários e abriu vantagem, antes de um segundo furo, na oitava volta, voltar a baralhar o guião.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Mais uma troca de bicicleta rápida, mais um ataque imediato e, na última volta, Van der Poel geriu sem falhas para vencer isolado. Tibor Del Grosso e Niels Vandeputte, também da Alpecin–Premier Tech, fecharam o pódio, que ficou completamente entregue à equipa.

Em 4º lugar ficou Thibau Nys, líder da geral da Taça do Mundo, que fica com apenas dois pontos de vantagem à entrada para a última ronda, que acontece hoje. 

Puck Pieterse dá sinais de vida!

Entre as senhoras, Puck Pieterse assinou uma vitória segura e cheia de significado. Com Lucinda Brand, já vencedora matemática da geral, fora da luta desde cedo, devido a uma saída complicada e a dificuldades ao longo da corrida, a prova centrou-se num intenso duelo entre Pieterse e Amandine Fouquenet.

SUPERB CYCLING! 🫡 | Women's UCI Cyclo-Cross World Cup Maasmechelen Highlights | TNT Sports Cycling

Tudo se decidiu na penúltima volta, quando a francesa sofreu um furo, deixando Pieterse isolada na frente.

PUB
Cube Litening Air

A neerlandesa não desperdiçou a oportunidade e garantiu a sua primeira vitória da temporada na Taça do Mundo, depois do triunfo em Diegem.

Ceylin del Carmen Alvarado aproveitou para subir ao segundo lugar, enquanto Fouquenet ainda conseguiu salvar o último degrau do pódio.

O resultado reforça claramente a candidatura de Pieterse ao título mundial, numa altura em que a forma parece estar no ponto certo.


Resultados:
Homens

Senhoras

Mais informações:
www.uci.org
Crédito das imagens:
Conta X UCI CX

Também vais gostar destes!