Embora tudo indicasse que Mattias Skjelmose iria deixar a Lidl-Trek no final da temporada de 2026, o dinamarquês acabou por renovar o seu contrato com a equipa, que passou recentemente para a gestão de um grupo alemão, até 2028.

PUB
Novidades Trek 2026

De facto, surgiram vários desentendimentos públicos entre Skjelmose e a Lidl-Trek, quer em relação à chegada de Juan Ayuso, à sua participação no Tour de Guangxi apesar da lesão, quer, mais recentemente, numa conferência de imprensa quando soube que Ayuso também iria competir nas clássicas das Ardenas. Apesar de ter sido o principal ciclista da equipa até então, o dinamarquês viu-se relegado para a segunda posição após a chegada do espanhol – com quem partilhará praticamente o mesmo calendário de provas em 2026. Apesar de tudo isto, Skjelmose decidiu continuar o seu percurso com o Lidl-Trek.

“Renovar o meu contrato com o Lidl-Trek significa tudo para mim”, disse Mattias Skjelmose. “Já o disse muitas vezes e certamente direi muitas mais no futuro. Esta equipa é a minha família, sinto-me em casa aqui e não me consigo imaginar a competir noutro lugar. Tem sido uma viagem verdadeiramente especial. Quando me juntei à equipa, Vincenzo Nibali era a grande estrela, e agora, com o Lidl, a Trek e outros grandes patrocinadores, o projeto ganhou uma nova dimensão. Crescer com a equipa é algo realmente especial: nunca se sabe o que o futuro nos reserva, mas ter chegado a este ponto e sentir hoje que a equipa e eu crescemos juntos é muito gratificante. A ambição esteve sempre presente, mas demorou algum tempo até atingirmos o nível que ambicionávamos, e é realmente fantástico poder continuar esta aventura com a equipa.”

“O facto de os nossos objetivos individuais estarem alinhados com os da equipa sempre nos tornou muito fortes coletivamente”, continuou. “Nem sempre tivemos o maior orçamento, mas conseguimos sempre extrair o máximo de cada ciclista, principalmente porque sabemos trabalhar em equipa e ajudar-nos a ultrapassar os nossos limites, mantendo sempre um verdadeiro espírito de equipa. Nunca falei com ninguém que não quisesse juntar-se a esta equipa, e isso deve-se inteiramente ao nosso espírito de equipa. Divertimo-nos o tempo todo, independentemente de com quem estamos a competir. Poderia partilhar um quarto com qualquer um deles e divertir-me-ia muito. Nunca estive noutras equipas, mas tenho a certeza de que este tipo de atmosfera não se encontra em lado nenhum.”

“Mattias tornou-se um dos pilares da nossa equipa”, explicou Luca Guercilena, giretor geral do Lidl-Trek. “Ele demonstrou que consegue ter um desempenho de alto nível, tanto nas clássicas como em provas de três semanas, e essa versatilidade é extremamente importante para nós. Igualmente valiosa é a sua mentalidade: sabe assumir a liderança quando necessário, mas também está pronto para trabalhar em equipa. Ter o Mattias connosco para as próximas temporadas é essencial para as nossas ambições, e estamos muito felizes por continuar a construir a equipa com ele como um dos nossos líderes.”

Crédito da imagem: Lidl-Trek.com

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Também vais gostar destes!