A Specialized e o marketplace online AliExpress colaboraram com as autoridades chinesas para desmantelar duas grandes operações de fabrico de produtos contrafeitos para ciclismo na China, resultando na detenção e processo de sete indivíduos.

PUB

A operação foi realizada em março e a notícia foi divulgada num comunicado de imprensa do AliExpress, inicialmente publicado pelo BicycleRetailer.

Foi apreendido um total de 944 mil euros em produtos falsificados, incluindo quadros Tarmac SL8, componentes Roval e 9.500 conjuntos de autocolantes. O comunicado de imprensa confirmou ainda a apreensão de artigos contrafeitos das marcas Pinarello, Cannondale, Cervelo e Trek, com um valor de mercado estimado de 1,37 milhões de euros.

“Estamos totalmente empenhados em proteger os nossos clientes e em combater o crime organizado à escala global. O sucesso desta que foi a maior apreensão de produtos contrafeitos na indústria do ciclismo realça o profundo impacto da colaboração entre marcas como a nossa e plataformas tecnológicas como o AliExpress.”

A Alibaba trabalha com a Specialized há anos em investigações offline de direitos de propriedade intelectual (DPI) e reivindica mais de duas dezenas de casos de sucesso. Uma investigação conjunta de dois anos entre as equipas de fiscalização de DPI da Specialized e da AliExpress resultou noutra grande remoção de conteúdo em 2017, de acordo com o mesmo comunicado de imprensa.

Muitos ciclistas conhecem a variedade de componentes disponíveis na plataforma AliExpress, frequentemente a preços muito baixos. Não é incomum encontrar réplicas de quadros que se parecem visualmente com modelos premium, e o termo “Chinarello” é utilizado jocosamente há anos para se referir a quadros Pinarello falsificados, por exemplo.

Crédito da imagem: Specialized

PUB
Cube Litening Air

Também vais gostar destes!