Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
A biografia de José Poeira, o selecionador que trabalhou com João Almeida e muitos outros 3 de Julho, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Partilha!X Um novíssimo sistema de mudanças automáticas Di2 da Shimano com funcionamento eletrónico e que dispensa bateria? É a nova tecnologia Shimano Q'Auto! Acaba de ser apresentada a nova tecnologia Shimano Q’Auto, um novo sistema de mudanças eletrónicas totalmente automático e sem necessidade de recorrer à energia de uma bateria, algo que é assim uma estreia absoluta em bicicletas não elétricas, refere a marca japonesa.PUB Até agora, as mudanças automáticas da Shimano estavam reservadas às e-bikes, como sabemos. Agora, com o lançamento da Q’Auto, a Shimano reescreve as “regras do jogo” e alia “a simplicidade do ciclismo mecânico à sofisticação da tecnologia Di2”. O resultado? “Uma experiência mais fluida, intuitiva e livre de preocupações com carregamentos”, garantem. A Q’Auto foi pensada para todos os tipos de utilizadores, desde os principiantes até aos ciclistas mais experientes e que procuram conforto e fiabilidade no dia a dia. E isto num sistema que é para já dirigido a bicicletas urbanas, de trekking e de gravel. Sem serem elétricas, como já foi referido. Ao manter o ciclista na relação de transmissão ideal, o sistema elimina o esforço de decidir quando e como mudar de velocidade. A cada pedalada, a bicicleta adapta-se às condições do terreno, ao ritmo e ao estilo de condução, diz a Shimano. Sem bateria para carregar, o sistema está sempre pronto a funcionar. Esta é uma das grandes inovações do Q’Auto: a alimentação elétrica do sistema vem diretamente de um cubo traseiro com dínamo integrado – o novo Shimano CUES FH-U6060. Este componente gera energia durante a pedalada, ao rodar, e armazena-a para acionar as mudanças sempre que é necessário. O ‘coração’ do sistema Shimano Q’Auto No interior do novo cubo traseiro FH-U6060 estão três sensores responsáveis por medir a velocidade, cadência e inclinação. Com estas informações, o sistema coloca sozinho a mudança ideal e em tempo real. A energia é gerada por um dínamo incorporado no corpo do cubo e armazenada numa célula de iões de lítio capaz de manter carga durante mais de um ano.PUB Além disso, o cubo é compatível com cassetes Linkglide de 10 ou 11 velocidades e com eixos de 142 x 12 mm E-Thru, estando disponível em versões de 28, 32 e 36 furos. Principais características do FH-U6060 Função dínamo integrada: sem necessidade de bateria ou carregamento. Sensores de velocidade, cadência e inclinação. Função de aprendizagem adaptativa: ajusta as mudanças com base no estilo de condução do utilizador. Compatível com cassetes Linkglide 1×10 ou 1×11. Célula de energia de longa duração. Eixo 142 x 12 mm E-Thru. Compatível com rodas de 28, 32 e 36 furos. Um sistema que aprende contigo? O grande trunfo da Q’Auto está na sua capacidade de aprender, diz a Shimano. O sistema analisa o comportamento do ciclista, memoriza padrões de mudança de velocidades e adapta-se continuamente. Esta “aprendizagem adaptativa” permite que a bicicleta responda de forma cada vez mais personalizada. Através do comando sem fios SW-EN605-R, é possível ajustar manualmente as mudanças sempre que desejarmos. Esses ajustes são registados pelo sistema, que passa a replicar essa escolha em situações semelhantes no futuro. Ao todo, estão disponíveis mais de 6.500 combinações algorítmicas. Principais características do SW-EN605-R: Comando de mudanças com três botões e operação intuitiva. Indicador LED do estado das pilhas. Alimentado por duas pilhas CR1632. Personalização via app E-Tube Project Cyclist (v5.2 ou superior). Compatível com abraçadeira de 22,2 mm. PUB Desviador traseiro Di2 totalmente compatível Para completar o sistema, a Shimano lançou ainda o novo desviador traseiro RD-U8050-SGS/GS, compatível com cassetes Linkglide e com os comandos Di2 sem fios existentes – sejam eles para guiador plano ou de estrada. Principais características do RD-U8050-SGS/GS: Compatível com sistema Shimano Q’Auto. LED indicador e botão de função. Compatível com cassetes Linkglide: 11v: 11-50d, 11-45d (RD-U8050-SGS) 10v: 11-48d (RD-U8050-SGS), 11-43d (RD-U8050-GS) Esta estreia da tecnologia Q’Auto marca um novo capítulo na longa história da Shimano, expicam! Vejamos se assim é… Mais info: www.bike.shimano.com www.scvouga.pt
Componentes Recolha de segurança de rodas DT Swiss em carbono Em causa está um problema que afeta as rodas DT Swiss em carbono das séries ARC, ERC, CRC e HEC, fabricadas a partir ... Há 1 hora
| Destaque Bikes dos Prós: a MMR Simun personalizada de Samuel Sánchez Uma edição muito especial da nova gravel MMR Simun em honra do campeão olímpico espanhol, que foi campeão do mundo de gravel em ... Há 9 horas
Bikes Novas cores e montagens para a nova Mondraker Arid Carbon [com vídeo] A Mondraker Arid Carbon chegou ao catálogo da marca espanhola recentemente, mas já está a receber novas cores e montagens. São quatro novidades! Há 4 dias
Bikes Há uma nova pintura Trek Project One ICON para a Volta a França feminina 2025 Um esquema visual que estará em exclusivo nas Trek Madone SLR da equipa Lidl-Trek Women's Team na Volta a França feminina, que começa ... Há 5 dias
Equipamento Nova coleção Specialized Foundation Graphic traz jerseys ‘especiais’… Duas jerseys para homem, outras duas para senhora, todas elas pensadas para os profissionais e com design aprimorado. Conhece as peças desta nova ... 23 de Julho, 2025
Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
A biografia de José Poeira, o selecionador que trabalhou com João Almeida e muitos outros 3 de Julho, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024