Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025
Partilha!X Um novíssimo sistema de mudanças automáticas Di2 da Shimano com funcionamento eletrónico e que dispensa bateria? É a nova tecnologia Shimano Q'Auto! Acaba de ser apresentada a nova tecnologia Shimano Q’Auto, um novo sistema de mudanças eletrónicas totalmente automático e sem necessidade de recorrer à energia de uma bateria, algo que é assim uma estreia absoluta em bicicletas não elétricas, refere a marca japonesa.PUB Até agora, as mudanças automáticas da Shimano estavam reservadas às e-bikes, como sabemos. Agora, com o lançamento da Q’Auto, a Shimano reescreve as “regras do jogo” e alia “a simplicidade do ciclismo mecânico à sofisticação da tecnologia Di2”. O resultado? “Uma experiência mais fluida, intuitiva e livre de preocupações com carregamentos”, garantem. A Q’Auto foi pensada para todos os tipos de utilizadores, desde os principiantes até aos ciclistas mais experientes e que procuram conforto e fiabilidade no dia a dia. E isto num sistema que é para já dirigido a bicicletas urbanas, de trekking e de gravel. Sem serem elétricas, como já foi referido. Ao manter o ciclista na relação de transmissão ideal, o sistema elimina o esforço de decidir quando e como mudar de velocidade. A cada pedalada, a bicicleta adapta-se às condições do terreno, ao ritmo e ao estilo de condução, diz a Shimano. Sem bateria para carregar, o sistema está sempre pronto a funcionar. Esta é uma das grandes inovações do Q’Auto: a alimentação elétrica do sistema vem diretamente de um cubo traseiro com dínamo integrado – o novo Shimano CUES FH-U6060. Este componente gera energia durante a pedalada, ao rodar, e armazena-a para acionar as mudanças sempre que é necessário. O ‘coração’ do sistema Shimano Q’Auto No interior do novo cubo traseiro FH-U6060 estão três sensores responsáveis por medir a velocidade, cadência e inclinação. Com estas informações, o sistema coloca sozinho a mudança ideal e em tempo real. A energia é gerada por um dínamo incorporado no corpo do cubo e armazenada numa célula de iões de lítio capaz de manter carga durante mais de um ano.PUB Além disso, o cubo é compatível com cassetes Linkglide de 10 ou 11 velocidades e com eixos de 142 x 12 mm E-Thru, estando disponível em versões de 28, 32 e 36 furos. Principais características do FH-U6060 Função dínamo integrada: sem necessidade de bateria ou carregamento. Sensores de velocidade, cadência e inclinação. Função de aprendizagem adaptativa: ajusta as mudanças com base no estilo de condução do utilizador. Compatível com cassetes Linkglide 1×10 ou 1×11. Célula de energia de longa duração. Eixo 142 x 12 mm E-Thru. Compatível com rodas de 28, 32 e 36 furos. Um sistema que aprende contigo? O grande trunfo da Q’Auto está na sua capacidade de aprender, diz a Shimano. O sistema analisa o comportamento do ciclista, memoriza padrões de mudança de velocidades e adapta-se continuamente. Esta “aprendizagem adaptativa” permite que a bicicleta responda de forma cada vez mais personalizada. Através do comando sem fios SW-EN605-R, é possível ajustar manualmente as mudanças sempre que desejarmos. Esses ajustes são registados pelo sistema, que passa a replicar essa escolha em situações semelhantes no futuro. Ao todo, estão disponíveis mais de 6.500 combinações algorítmicas. Principais características do SW-EN605-R: Comando de mudanças com três botões e operação intuitiva. Indicador LED do estado das pilhas. Alimentado por duas pilhas CR1632. Personalização via app E-Tube Project Cyclist (v5.2 ou superior). Compatível com abraçadeira de 22,2 mm. PUB Desviador traseiro Di2 totalmente compatível Para completar o sistema, a Shimano lançou ainda o novo desviador traseiro RD-U8050-SGS/GS, compatível com cassetes Linkglide e com os comandos Di2 sem fios existentes – sejam eles para guiador plano ou de estrada. Principais características do RD-U8050-SGS/GS: Compatível com sistema Shimano Q’Auto. LED indicador e botão de função. Compatível com cassetes Linkglide: 11v: 11-50d, 11-45d (RD-U8050-SGS) 10v: 11-48d (RD-U8050-SGS), 11-43d (RD-U8050-GS) Esta estreia da tecnologia Q’Auto marca um novo capítulo na longa história da Shimano, expicam! Vejamos se assim é… Mais info: www.bike.shimano.com www.scvouga.pt
Bikes Bicicleta BH Lynx SLS e Lynx Race recebem versões com a nova transmissão Shimano XTR Di2 Alargamento das gamas BH Lynx com versões equipadas com a recente transmissão eletrónica sem fios da Shimano. Há 7 horas
Componentes Novo guiador Pro Tharsis Evo foi feito para o Shimano XTR 9200 A marca acaba de lançar um novo avanço e guiador Pro para os amantes do enduro, dois periféricos otimizados para o novo Shimano ... Há 13 horas
| Destaque Nova transmissão Shimano XTR M9200 Di2: totalmente sem fios! A nova transmissão Shimano XTR M9200 Di2 não tem fios e é um dos grandes lançamentos do ano. Vê aqui todos os detalhes. Há 1 dia
Equipamento Santini e Pirelli lançam a coleção Sport Club 2025 [com vídeo] Santini e Pirell apresentam a nova coleção de vestuário técnico para ciclismo Sport Club 2025. Os anos 60 estão de volta! Há 2 dias
Bikes Nova Canyon Grail Rift: as suspensões vieram para ficar no gravel? A nova Canyon Grail Rift estreia uma suspensão dianteira revolucionária e desenvolvida em parceria com a DT Swiss. Há 3 dias
Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025