A Shimano anuncia a renovação, até 2024, da parceria com a União Ciclista Internacional (UCI) desde 1999.

PUB
TrekFest 2024

O fabricante japonês e a entidade federativa que superintende o ciclismo a nível global celebram este ano o centenário de dois eventos da sua criação. No caso da Shimano, os 100 anos da sua fundação, em 1921, na cidade japonesa de Osaka, por empreendedor Shozaburo Shimano. A empresa iniciou a atividade no desenvolvimento e produção em massa de rodas livres, o que permitiu a difusão a nível global desse componente.

Por sua vez, a UCI assinala este ano o centenário dos Campeonatos Mundias de Estrada, na Flanders (Bélgica). A competição inaugural realizou-se na Copenhaga (Dinamarca) em 1921. A UCI e a Shimano trabalharão juntas para celebrar esta efeméride com eventos exclusivos no local e via internet.

O novo acordo reforça, ainda, o compromisso da Shimano em eventos promovidos pela UCI de âmbito nacionais (de ciclismo de estrada, pista, para-ciclismo, ciclismo de montanha, BMX, ciclismo urbano, maratonas, ciclocrosse e granfondos) e internacional (com o Campeonato Mundial de Ciclismo de 2023, em Glasgow, Escócia, e as Taças do Mundo de BTT e Ciclocrosse). Além disso, as equipas experientes da Shimano continuarão a fornecer assistência neutra num largo número de eventos da UCI.

PUB
KTM

Como parte da parceria renovada, a UCI e a Shimano irão desenvolver, também, uma série de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ciclismo, nomeadamente: testes de produtos Shimano para os fãs; contribuição do fabricante na promoção do ciclismo, por exemplo, através da participação nas campanhas UCI (Ride & Smile em particular), nos projetos envolvidos pela World Cycling Centre (WCC) e no programa de Solidariedade UCI, além da doação de produtos ao ditos “stakeholders”; e por fim a colaboração em estudos de interesse da UCI e da Shimano em áreas como Desenvolvimento Sustentável e Segurança.

O presidente da UCI David Lappartient diz que “a renovação e expansão da parceria com a Shimano é uma excelente notícia para este organismo e o ciclismo” e manifesta-se “especialmente orgulhoso de ter um parceiro tão leal e prestigiado como a Shimano”.

“O nível de serviços prestados ao longo dos últimos anos e o investimento no apoio às nossas atividades, nomeadamente no desenvolvimento, tornaram-no num verdadeiro aliado valioso do ciclismo. O seu envolvimento beneficiará todo o nosso desporto”, afirma Lappartient

Taizo Shimano, vice-presidente da Shimano, não tem dúvidas de que a sua marca está “mais forte graças a toda a aprendizagem esses anos”, esperando que o seu “investimento tenha contribuído para o crescimento global do ciclismo durante esse tempo”.

PUB
Giant TCR 2024

Foto Luca Bettini/BettiniPhoto

“A expansão da parceria com a UCI dá-nos a oportunidade de falar com um grupo mais diversificado de clientes para que possamos crescer como empresa e continuar a produzir produtos cativantes para os consumidores”, reforça, por sua vez, o gestor de Marketing e Eventos da Shimano, Myron Walraven.

A Shimano é representada em Portugal por scvouga

Também vais gostar destes!