Tadej Pogacar surpreendeu no final desta 9.ª etapa, reservada a fugas, atacantes e velocistas, ao perseguir um corredor em fuga nas últimas centenas de metros, Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers).
O esloveno da UAE Emirates fez um esforço revezamento à frente do pelotão para ajudar a alcançar o equatoriano, para que o velocista da sua equipa, Juan Sebastian Molano lutasse pela vitória na etapa. Narváez foi apanhado, mas Molano não ganhou, foi apenas terceiro.
🔻 Once again, Napoli delivered.
A #LastKM that had everything: Tension, joy, heartbreak, the Maglia Rosa (?!), and a new winner on la Corsa Rosa⏮ The @Continentaltire Ultimo Kilometro ⤵️#GirodItalia #Continental #ContinentalItalia #SafetySponsorOfTheRoad pic.twitter.com/CCOa0BKwyO
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 12, 2024
Após a tirada, Pogacar explicou a sua ação. “O final foi muito difícil. Molano fez um trabalho muito bom para estar na frente, e então tentei ajudar [a alvançar Nárvaez], mas não foi o suficiente para que ele pudesse vencer. Neste tipo de finais de etapa, com estradas más, subidas e descidas, é melhor estar na frente, e se também puder ajudar o meu amigo a vencer, melhor”, explica.
🗣️ " @sebasmolano_ did great to be with us, I tried to help but it wasn't enough for the win" – 💗 🇸🇮 @TamauPogi
🔈 The first words of the current Maglia Rosa ⤵️ #GirodItalia pic.twitter.com/JToF69YSmn
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 12, 2024
Após nove etapas, o esloveno lidera a classificação geral, 2.40 minutos à frente de Daniel Martinez (BORA-hansgrohe). “Tenho uma boa vantagem neste primeiro dia de descanso, estava ansioso por que chegasse, para relaxar e não pensar na corrida. É bom estar em Nápoles no dia de folga, é a minha primeira vez nesta cidade. Espero desfrutar de uma boa pizza e de um bom cappuccino», finaliza Pogacar.
Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter – https://twitter.com/TeamEmiratesUAE/status/1789632035771896222/photo/1