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Partilha!Tweet Se estás a pensar numa alternativa menos 'convencional' ao tubeless para 'blindares' os pneus da tua BTT, espreita estes dois sistemas... Não é mentira nenhuma afirmarmos que o sistema tubeless está a reunir as preferências da maior parte dos utilizadores de pneus de BTT, tanto em lazer como em competição, certo? Mais possibilidades de personalização do comportamento dos pneus, leveza… Isto apesar de existirem também vantagens claras no uso de câmaras de ar. Nós preferimos o tubeless, confessamos.PUB Contudo, existem opções além do tubeless e das câmaras de ar (com ou sem gel). E opções que permitem igualmente reduzir as hipóteses de furo, ao mesmo tempo que nos deixam ajustar a pressão em função do desempenho e comportamento que procuramos. Olhemos aqui para dois desses sistemas que podem ser alternativa bastante viável. Ou melhor, neste artigo falamos em concretos de duas soluções que já conhecemos há algum tempo, mas que para muitos praticante de BTT pode ainda ser novidade: o sistema Procore da Schwable e o sistema Air-Liner da Vittoria. E relembramos que estes sistemas oferecem mais do que proteção contra furos… E sublinhamos também que estas podem ser opções também para abordagens mais “agressivas” do BTT, como o enduro ou o downhill, em que os intervalos de pressão usados são maiores, até porque dependem em grande parte do tipo de terreno. Mas é certo que podem ser hipótese em qualquer pneu de BTT. Sistema Schwalbe Procore O Procore é uma tecnologia que incorpora uma câmara dentro do próprio sistema UST ou TLR. Esta câmara está preparada para lidar com pressões elevadas (4 a 6 bar, por exemplo), até porque é essa a condição ideal para evitar “beliscões” e para que o sistema fique firmemente ajustado aos flancos do pneu.PUB Depois basta encher o restante espaço dentro do pneu com uma pressão mais reduzida (0,8 a 1,5 bar), uma técnica que acaba por aumentar a aderência ao trilho, a tração, a absorção de impactos e a eficácia da travagem, refere a marca. Em caso de furo, a câmara interior está lá como reforço, em teoria. E a parte interior que não tem o Procore é normal, por assim dizer, e além de ar pode “aceitar” perfeitamente líquido antifuros, já que o sistema está preparado para tal. PUB Este é o vídeo de demonstração do sistema Schwalbe Procore: Procore TechnikWatch this video on YouTube Mais info: www.schwalbe.com Sistema Vittoria Air-Liner Por sua vez, o sistema Air-Liner é um dos que se baseia numa espécie de material de enchimento tipo espuma (muitas vezes à base de polímero). Existem já várias marcas com produtos neste segmento. A ideia é semelhante ao Procore mas, em vez de ser usada uma câmara, é este enchimento que fica no interior do pneu para reforçar a proteção e impedir que o pneu fique totalmente vazio em caso de furo. E o espaço que fica entre o Air-Liner e a lateral do pneu pode receber ar a baixa pressão (a espuma ocupa grande parte do espaço que antes era preenchido com ar). Além disso, o sistema Air-Liner promete manter os flancos no sítio, para o pneu e os restantes elementos não se libertem das posições certas ao usarmos pressões baixas. Isto permite que tenhamos uma grande absorção de impactos e mais aderência em qualquer situação, garante a Vittoria, com estabilidade em curva. Em caso de furo irremediável, o sistema permite ainda que possamos rolar sem ar no interior do pneu, embora com precaução, naturalmente. Segundo a marca, é possível andar até uma hora nestas condições.PUB Espreita o vídeo de montagem do sistema Vittoria Air-Liner: Vittoria Air-Liner set upWatch this video on YouTube Mais info: www.vittoria.com
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