Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) ascendeu à liderança do Critério do Dauphiné, em França, ao vencer a sexta etapa (174,1 km), que terminou em Le Collet d’Allevard, uma contagem de montanha de categoria especial.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Após a quinta etapa ter sido neutralizada, devido a uma queda que vitimou grande parte do pelotão, com Roglic a também ser afetado, o esloveno venceu isolado, com três segundos de vantagem sobre o italiano Giulio Ciccone não conseguiu corresponder ao trabalho da Lidl-Trek durante a etapa e foi apenas segundo.

O russo Aleksandr Vlasov, companheiro de equipa de Roglic na BORA-hansgrohe, foi terceiro a 11 segundos, depois de ter ajudado o seu líder nos quilómetros finais da subida.

PUB
Nova Trek Supercaliber

A cerca de 3,5 quilómetros da meta, Ciccone fez o ataque decisivo da etapa, levando consigo Roglic, com o então líder, o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), a não conseguir responder. Após ser apoiado pelo espanhol Mikel Landa, que inicialmente não esperou pelo seu líder na Soudal Quick-Step, Evenepoel acabou por minimizar as perdas e terminou na oitava posição a etapa, a 42 segundos.

PUB
Specialized Levo

Na geral, Roglic passou a liderar com 19 segundos de avanço sobre Evenepoel e 58 segundos sobre o norte-americano Matteo Jorgenson (Visma-Lease a bike).

A queda de quinta-feira obrigou a desistência de vários ciclistas, entre os quais o espanhol Juan Ayuso, que, por conselho do médico da UAE Emirates, acabou por não partir para a tirada, por se sentir muito desconfortável, regressando a casa para recuperar para a Volta a França.

No sábado, corre-se a sétima e penúltima etapa do Critério do Dauphiné, uma das mais importantes provas de preparação para o Tour, com a tirada ‘rainha’ a ligar Albertville e Samoëns 1600, num percurso com três contagens de montanha de primeira categoria e uma de categoria especial, que coincide com a meta.

Clasificações:

PUB
Beeq

Créditos da imagem: Critério do Dauphiné Twitter – https://x.com/dauphine/status/1799101377660297601/photo/1

Também vais gostar destes!