Primož Roglič venceu a Volta ao País Basco com um ataque de longe que eliminou o camisola amarela Brandon McNulty (UAE Emirates) na última etapa, que terminou em Arrate. David Gaudu (Groupama-FDJ) ganhou a tirada à frente de Roglič. Ambos distanciaram Hugh Carthy (EF Education-Nippo) na derradeira subida, que não aguentou o ritmo da dupla.

PUB
Trek E-Caliber

Roglič (Jumbo-Visma) fez a sua movimentação ainda a meio da etapa, numa iniciativa corajosa, mas totalmente meritória, permitindo-lhe não ser alcançado pelo grupo perseguidor que integrava os seus mais diretos adversários na luta pela classificação, com destaque para Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Pogacar tentou primeiramente ajudar McNulty na perseguição ao grupo de Roglič, mas depois abandonou o norte-americano à procura da vitória, mas não foi capaz de alcançar o seu compatriota, terminando a etapa a 35 segundos do grande vencedor da competição basca.

Na classificação geral final, Primoz Roglic terminou 52 segundos à frente do seu companheiro de equipa Jonas Vingegaard, que se limitou a marcar Pogacar para ficar com o segundo lugar. Vingegaard também ganhou o prémio de melhor jovem, com a Jumbo-Visma a levar todas as classificações, incluindo a de equipas.

Pogačar recebeu alguma recompensa pela perseguição, terminando em terceiro lugar geral a 1.07 minutos de Roglic. Adam Yates (Ineos Grenadiers) foi quarto, a 1.26 minutos, um segundo à frente de David Gaudu.

“Estou extremamente feliz por ter vencido a etapa. Fazia algum tempo que não tinha uma grande vitória. Não acontece todos os dias terminar com Primoz Roglič, que é um corredor muito forte, o seu trabalho foi muito importante para a minha vitória”, disse Gaudu no final da etapa.

Classificação geral final da Volta ao País Basco

  1. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) 19:11.36 horas
  2. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma)        a 52 segundos
  3. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) a 1.07 minutos
  4. Adam Yates (Ineos Grenadiers)            a 1.26 minutos
  5. David Gaudu (Groupama-FDJ) a 1.27 minutos
  6. Pello Bilbao (Bahrain Victorious)          a 1:28 minutos
  7. Alejandro Valverde (Movistar)              a 1.33 minutos
  8. Mikel Landa Meana (Bahrain Victorious)          a 2.17 minutos
  9. Esteban Chaves Rubio (BikeExchange)              a 2.38 minutos
  10. Ion Izagirre Insausti (Astana-Premier Tech)   a 2.59 minutos

PUB
Lazer Sphere

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!