Primoz Roglic venceu a primeira edição do Andorra Cycling Masters, um critério de exibição, do qual será produzido um documentário televisivo, a emitir por algumas das mais conhecidas plataformas de streaming, que colocou em competição apenas quatro corredores, mas dos melhores do mundo.

PUB
Nova Trek Top Fuel e Top Fuel+

Desde logo, o esloveno da Red Bull-BORA-hansgrohe, o seu compatriota Tadej Pogacar, da UAE Emirates XRG, o grande rival deste nos últimos cinco Tour de França, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e o jovem-prodígio do ciclismo, o mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates XRG).  

Roglic tornou-se o primeiro vencedor do evento do Principado pirenaico, somando um total de 55 pontos, à frente de Isaac Del Toro (51 pontos), Tadej Pogacar (42) e de Jonas Vingegaard (36). 

O quarteto de estrelas deu espetáculo a uma multidão de espectadores, em duas provas: um contrarrelógio em montanha, traçado numa das mais conhecidas subidas andorrenhas, o Col de Gallina (8 km a uma inclinação média 8,5%), e uma corrida de 32 km em circuito urbano, no centro de Andorra la Vella.  

Primoz Roglic foi o mais rápido no contrarrelógio, completando-o em 25.39 minutos, impondo-se por 20 segundos a Tadej Pogacar, vencedor das duas últimas edições do Tour, de quatro (além das de 2020 e 21) que tem no seu riquíssimo palmarés. Isaac del Toro, que perdeu 2.26 minutos para o vencedor, e Jonas Vingegaard ainda mais (3.47), ficaram nas posições seguintes. 

No entanto, na corrida (15 voltas a um circuito de 2,14 km), o esloveno, de 35 anos, vencedor de quatro Vueltas a Espanha (2019-21 e 24) e de um Giro de Itália (2023) foi batido, em sprint, pelo mexicano, segundo classificado na Volta a Itália este ano e em grande forma no final da temporada, colecionando vitórias nas clássicas italianas. 

Na terceira posição ficou o Pogacar, que fez repetidos ataques, sempre com resposta do arquirrival Jonas Vingegaard, ganhador de dois Tour (2022-23) e da Vuelta este ano, mas os dois melhores voltistas do mundo não conseguiram destacar-se de Del Toro, de 22 anos, e do experiente Roglic, que, todavia, ficaram nas derradeiras posições após um apertado sprint para a meta. 

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Crédito da imagem: Andorra Cycling Masters/X – https://x.com/Domestique___/status/1979901333478981828/photo/1

Também vais gostar destes!