Mondraker Arid Carbon Unlimited Eclipse: um quadro de gravel para desafiar limites? [com vídeo] Há 2 dias
Nova Specialized Diverge 4, a gravel que está pronta para as ‘fugas’ de aventura! [com vídeos] Há 4 dias
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Partilha!X Regressa a nossa rubrica de restauro de bikes antigas, neste caso com uma Colnago México Oro com sistema Campagnolo Record de 1977. Recuperamos agora a nossa rubrica que apresenta projetos de restauro de bikes antigas, com a qualidade e a mestria a que o nosso amigo Daniel Isidoro já nos habituou. Desta vez mostramos-te a transformação de uma Colnago México Oro com instalação de um conjunto Campagnolo Record de 1977!PUB Lançada em 1972 para celebrar o record da hora de Eddy Merckx, os modelos México eram uma espécie de versão avançada do anterior modelo Colnago Super. Os quadros eram em si bastante idênticos, partilhando a mesma forqueta curva e uniões, primavam no entanto pelo grande avanço tecnológico na tubagem bastante mais fina e leve, a cargo da marca Columbus no modelo topo de gama SL. O fundador Angelo Luigi Colombo introduzia assim a mesma fórmula proveniente do sector automóvel que já lhe tinha trazido reconhecimento no panorama competitivo internacional, apesar de já estar no mercado das bicicletas com os seus tubos desde os anos 40. E o desenvolvimento conjunto com Ernesto Colnago marcava uma nova era de arranque graças ao nascimento da Colnago México. O sucesso no mundo velocipédico seria tão grande a partir de então que quando o descendente António Colombo assumiu a presidência da empresa, em 1977, deu imediata prioridade ao estudo e fabrico de novas ligas de tubos apenas para bicicletas. A Colnago México teria assim duas versões para tubos diferentes de 1972 a 1982, fruto do avanço tecnológico da marca Columbus. Em 1982, nascia a Colnago Nuovo México. Restauro de bikes antigas: Colnago México Neste caso específico, a bicicleta cujo restauro apresentamos é um modelo México de segunda versão, o que é claramente percetível pela passagem do cabo de travão na parte de cima do tubo horizontal.PUB Um aspeto que conseguimos perceber imediatamente é a “raça” competitiva vincada pela geometria do quadro, pois Ernesto Colnago, pelo trabalho intenso que mantinha há já alguns anos como mecânico de Eddy Merckx, catapultou-se em termos de conhecimentos avançados em testes de engenharia, túneis de vento e ductilidades de materiais. O sucesso do quadro México não se prendia sequer pelo seu peso, pois, apesar do esforço da marca Columbus nos tubos, a construção das forquetas era deficiente, por isso muito pesadas. Já a geometria agradava desde o comum ciclista amador ao ciclista campeão do Mundo. Por tudo isto, este restauro ou reconstrução torna-se uma responsabilidade histórica: é preciso estudar bem para podermos desenvolver passo a passo o sucesso de fazer voltar a Colnago México Oro à estrada. Nesse sentido, o grupo Campagnolo Record instalado foi concebido especificamente para este modelo. As gravações com a assinatura de Ernesto Colnago e o trevo presente nos diversos componentes transportam-nos para uma elegância única de quem nada quer deixar ao acaso.PUB A freewheel Campagnolo Record de seis velocidades com banho de titânio apresenta um peso ainda hoje revolucionário, os aros na versão tubular produzidos pela japonesa Araya são extremamente leves e resistentes… No fundo, a versão Oro da Colnago México foi um modelo de competição dirigido apenas a bolsas de elite, já que a sua pintura complexa desenquadrava-se da necessidade de uma equipa de competição normal. Em termos gerais, é definitivamente um marco histórico a introdução do modelo México no mercado velocipédico de competição. No entanto, os tubos Columbus SL, apesar de serem adotados por diversas marcas, obtinham também diversos comportamentos distintos de marca para marca. Ou seja, comprar o quadro não era apenas comprar os tubos e as uniões, a determinada altura tornou-se mesmo comprar um pouco do conhecimento de quem o projetava normalmente sobre medida. Mais info e outros projetos de restauro de Daniel Isidoro: VeloSolex no Facebook Outros projetos de restauro de bikes antigas em GoRide.pt: A história do mítico grupo Shimano Dura Ace 7400 Daniel Isidoro e o restauro de bikes antigas
» Destaque 5 dicas para bem preparar um granfondo Se estás a começar a preparar um grandfondo que se aproxima, aqui ficam algumas recomendações com inspiração num artigo do site Bkool.com. Para ... Há 5 dias
Bike Check Bike Check: Colnago C68 Rossa, edição especial para a Volta a Espanha 2025 Existem apenas 90 unidades desta Colnago que marca o fim de uma trilogia também composta pela Gioiello (Giro 2023) e pela Fleur-de-Lys (Tour ... 23 de Agosto, 2025
» Destaque Volta a Espanha 2025: Notícias recentes + Guia completo [com vídeos] Neste artigo estão todas as notícias que publicamos diariamente sobre a Volta a Espanha 2025. Vê aqui também o perfil das etapas, as ... 20 de Agosto, 2025
Especiais Escolher uma bicicleta nova: 5 ideias a ter em conta! Escolher uma bicicleta nova no final da época? Fácil! Há muitos cuidados a ter, estes são apenas alguns dos aspetos a ponderar antes ... 12 de Agosto, 2025
Especiais Pedalar com calor extremo: informações e dicas úteis Algumas informações e dicas úteis para quem ainda assim sai de casa para pedalar com calor extremo. Se vais continuar a treinar ciclismo ... 11 de Agosto, 2025
Mondraker Arid Carbon Unlimited Eclipse: um quadro de gravel para desafiar limites? [com vídeo] Há 2 dias
Nova Specialized Diverge 4, a gravel que está pronta para as ‘fugas’ de aventura! [com vídeos] Há 4 dias
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024