Apesar de Remco Evenepoel ter preparado com afinco a participação na Vuelta a Espanha, que arranca no próximo dia 19 em Utreque, nos Países Baixos, não dispensando dois longos estágios em altitude, um antes e outro depois da sua recente vitória na Clássica de San Sebastian, o belga surpreendeu com o anúncio do objetivo pessoal para a grande volta do país vizinho.

PUB
Orbea Genius Dealers

Se alguns observadores perspetivavam ao jovem corredor da QuickStep Alpha Vinyl a pretensão de lutar pelos lugares cimeiros da classificação geral da Vuelta, este vem agora contrariar essas expectativas – com algum espanto, reconheça-se -, moderando as suas ambições. “Se sair [da Vuelta] com uma ou duas vitórias de etapa, o balanço já será bom”, revelou Evenepoel em declarações divulgadas pela VeloNews.

Foto AP/Alvaro Barrientos

A classificação à geral será, segundo o corredor de 22 anos, um bónus. “Não digo nada, porque todos os dias há risco de algo acontecer. Estou focado no contrarrelógio por equipas no primeiro dia e no contrarrelógio individual”, esclareceu.

Remco concluiu há poucos dias um estágio de altitude de onze dias na região de Alicante (na Costa Blanca, no sudeste de Espanha) após o triunfo esmagador na Clássica de San Sebastian, atacando irresistivelmente a 45 quilómetros da meta. Mas apesar do nível de forma ótimo que esse desempenho na corrida basca pressupõe, os primeiros lugares da Vuelta não se lhe impõe como meta prioritária. “Agora vou para casa uns dias e relaxar um pouco”, desabafou em conclusão do referido discurso àquela publicação belga.

Neste âmbito, há poucos dias o diretor da QuickStep, Patrick Lefevere, falou sobre as suas expectativas em relação à participação do jovem prodígio da equipa na grande volta espanhola. “Não faz sentido comparar o Remco do Giro [de 2021] com o Remco que em breve correrá a Vuelta. Ele tornou-se um corredor completamente diferente. Remco é um atleta melhor em todos os sentidos, mas isso não significa que irá à Vuelta para vencê-la. Acima de tudo, queremos que cresça como corredor e líder. Ele estará fresco no início e o passado provou que ele é melhor quando está fresco. O nosso objetivo é que vença uma etapa e depois veremos até onde irá na classificação geral”, declarou o chefe da Alcateia (Wolfpack, como denominam a equipa belga os seus corredores) ao jornal Het Nieuwsblad.

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!