Wout Van Aert venceu a quarta vez nesta temporada de ciclocrosse, agora perante a estreia do campeão do mundo e eterno rival Mathieu van der Poel, na 12.ª ronda da Taça do Mundo disputada em Dendermonde, Bélgica, este domingo, sem a presença de público.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Van der Poel (Alpecin-Fenix), que esteve ausente até esta prova devido a uma lesão num joelho, resistiu ao poderio de Van Aert (Jumo-Visma) cerca de meia corrida, cedendo depois, ainda assim garantindo o segundo lugar, à frente de Toon Aerts (Baloise Trek Lions).

Van der Poel arrancou bem e rapidamente se juntou ao grupo da frente, onde o campeão belga Van Aert começou a forçar o ritmo nas zonas lamacentas, antes de atacar com cerca de 40 minutos de corrida, no que apenas teve resposta de Van der Poel. O neerlandês resistiu até onde lhe foi possível, mas teve de deixar o adversário isolado na dianteira, cavando uma significativa vantagem de 49 segundos.

Van Aert celebrou mais um triunfo, mas lamentou a ausência dos fãs em Dendermonde, devido às restrições de Covid-19. “É uma bela vitória na Taça do Mundo, ao mais alto nível”, disse o corredor belga. “Infelizmente, sem público, nesta semana de Natal, que é a mais bonita para corridas de ciclocrosse”, acrescentou

“Estou feliz por vencer e espero poder continuar assim. É uma grande diferença correr sem público, especialmente num percurso como este, que é perfeito para grandes multidões e um ambiente agradável. É uma pena, não entendo por que não é possível ter o público aqui. Não creio que tivesse sido perigoso para ninguém”, referiu Van Aert.

PUB
TrekFest 2024

Por seu turno, Van der Poel ficou satisfeito com o segundo lugar na primeira corrida de ciclocrosse da temporada e espera melhorar nas próximas semanas. “Foi muito bom”, declarou o campeão mundial da disciplina. “Correu de acordo com as minhas expectativas. A primeira parte da corrida foi muito boa e na segunda o atraso da minha forma não permitiu seguir Van Aert. Espero que isso seja possível com a acumulação de corridas”, explicou o neerlandês

O líder da Taça do Mundo Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen-Bingoal) terminou em nono, uma posição atrás de Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e lidera a classificação geral com 85 pontos, quando faltam três rondas por disputar, a próxima em Hulst, em 2 de janeiro.

Também vais gostar destes!