O “Super Bowl dos desportos radicais”, como lhe chama a Red Bull, arranca hoje para a sua 17ª edição nos desfiladeiros do Utah, nos EUA. O Red Bull Rampage é um evento único, provavelmente dos mais arriscados de sempre, e no vídeo acima podes ver toda a ação em direto assim que tudo começar.

PUB
TrekFest 2024

Apesar dos mais de vinte anos que já leva a primeira edição da prova (2001), os objetivos do Red Bull Rampage mantém-se inalterados: escolher a melhor linha, construí-la, testá-la e ganhar com a melhor prestação possível no domingo.

The BIGGEST JUMPS EVER BUILT at Red Bull RAMPAGE?!

Nicholi Rogatkin, atleta conhecido da vertente de slopestyle, é um dos nomes sonantes que marca presença este ano, e que passou os últimos dias em Nova Iorque, cidade de onde partem os autocarros carregados para o Red Bull Rampage no Utah.

O norte-americano de 27 anos afirmou em comunicado que “Nova Iorque é bastante conhecida pelo ritmo rápido e frenético, o completo oposto dos grandes desertos abertos de Virgin, no Utah, e foi ótimo explorar o contraste entre estas duas realidades”.

Cada atleta pode contar com a ajuda de duas pessoas durante os primeiros quatro dias no terreno e esse trio tem de construir os próprios saltos, as próprias linhas, e tentar testá-las antes da prova. Para isto só podem usar instrumentos básicos, força de braços e 75 sacos de areia (os quais têm de encher, claro).

PUB
Riese & Müller Multitinker

As provas são disputadas em duas mangas de três minutos e os riders são avaliados “pelo flow, estilo, manobras, dificuldade das linhas e execuções”, explicam.

E, por falar em impressionar os júris, no ano passado o rider que mais surpreendeu foi o canadiano Brett Rheeder, que acabou mesmo por vencer o Red Bull Rampage 2022 (a segunda vez para o atleta), ao efetuar um flip num drop de quase 15 metros… Contudo, Rheeder não alinha este ano para a defesa do título.

No segundo vídeo que encontras neste artigo é possível observar números recorde, como por exemplo um drop gigante de 20 metros, um salto entre desfiladeiros também com 20 metros de comprimento, e outras tantas linhas nunca antes vista na prova…

Resta relembrar que o Red Bull Rampage 2023 pode ser visto em direto através da transmissão que passa no canal de YouTube Red Bull Bike. O vídeo no início deste artigo é precisamente essa transmissão, agendada para as 16h45 de domingo, 13 de outubro.

PUB
TrekFest 2024

O evento passa também no site/app Red Bull TV, que são plataformas gratuitas (requerem apenas registo) e possivelmente transmitem momentos prévios à prova propriamente dita.

Mais info:


Imagens: Red Bull

Também vais gostar destes!