Vittoria Bussi estabeleceu novo recorde da hora UCI, ao percorrer a distância de 50,267 quilómetros, na pista do Velódromo Bicentenario, em Aguascalientes, no México. A italiana é a primeira mulher a superar a marca dos 50 quilómetros.

PUB
Orbea Genius Dealers

Esta marca histórica permite à corredora de 36 anos, que deteve este recorde de setembro de 2018 a setembro de 2021 (com 48,007 km) – superou o anterior melhor registo, pertencente à neerlandesa Ellen van Dijk, que percorreu 49,254 quilómetros em 23 de maio de 2022, no Velódromo Tissor, em Granges, na Suíça.

PUB
Giant TCR 2024

 

Vittoria Bussi tem licença desportiva pela formação amadora BJ Bike Club ASD e foi corredora de estrada até 2015 (correu na equipa Servetto Footon) e de triatlo. Como melhores resultados no ciclismo de estrada, Bussi, que é doutorada em matemáticas, conta com vários pódios nos Nacionais de contrarrelógio individual de Itália e a medalha de bronze na prova de revezamento misto no Campeonato Europeu de 2020, pela seleção do seu país.

“Estou muito feliz por ter batido este recorde pela segunda vez na minha carreira e no mesmo velódromo onde já o tinha conseguido em 2018. Devo-o a todos os que me apoiaram ao longo destes anos, acreditando em mim e no meu projeto. Esse feito é fruto de um trabalho excecional em equipa. Gostaria de agradecer a todos os que ajudaram a fazer isto acontecer”, declarou Vittoria Bussi.

O presidente da União Ciclista Internacional, David Lappartient, felicitou nas redes sociais a nova recordista. “Parabéns, Vittoria Bussi, pelo desempenho histórico que permitiu recuperar o recorde da hora da UCI”.


Imagem UCI Twitter

PUB
Nova Trek Supercaliber

Também vais gostar destes!